...
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
Jorge Jesus ou a homeostasia organizacional (artigo de Manuel Sérgio, 93)
Ética no Desporto
04-07-2015 17:31
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Tenho a certeza que coube exclusivamente a Jorge Jesus a responsabilidade da organização do departamento de futebol e da escolha dos elementos (materiais e humanos) que o constituem. Octávio Machado, Manuel Fernandes, Raul José, Miguel Quaresma, Mário Monteiro são, para além de funcionários, amigos que o Jorge Jesus aprecia e escuta, com viva e fraterna admiração.
Com isto se afirma, o que aliás é conhecido: só têm assento, nas cadeiras dos seus colaboradores, amigos que ele muito estima e respeita. As qualidades mestras dos seus colaboradores são, como se vê, “gente do futebol-prática” e uma sólida amizade, mormente aquela que se mantém desde as horas despreocupadas da alegre mocidade.
Aos teóricos, só teóricos, mesmo aos que escrevem livros e expendem ideias, com algum fôlego intelectual, não lhes dá o mínimo crédito, no que ao futebol diz respeito. Pode aprender, com eles, política, economia, medicina, direito, etc., etc.; pode admirar o seu magistério de especialistas, nas várias áreas do conhecimento; pode mesmo aceitar as suas palavras persuasivas e quentes, durante um encontro de amigos – se lhes dão conselhos, sobre o futebol, a conversa “entra a cem, sai a duzentos”. Para ele, não há teoria, sem prática – para ele, teoria do futebol, sem prática do futebol, é puro oportunismo. Mas estou a escutar a interrogação dos meus leitores: “E por que diz ele que gosta de falar consigo?”. Simples a resposta: eu nunca falo de futebol, com ele! Talvez o Jorge Jesus tenha razão. As coisas extraordinárias que o ser humano escreveu e jurou cumprir e afinal a guerra e a miséria e a fome ainda não foram erradicadas da face da terra! A justiça social, por exemplo, não pode ser mais adiada. E não é por falta de palavras! No entanto, tão perigoso é o dogmatismo da teoria como o dogmatismo da prática. Vou repetir o que ensinava, nas minhas aulas: “Quem só teoriza – não sabe. Mas quem só pratica – repete”. De facto, o ser humano é, por natureza, um interrogador ilimitado. Quem só repetir, portanto, não passa de um pobre títere incapaz de sonhar o longe do cais onde adormece.
Mas o Jorge Jesus não é um repetidor. Lutando, trabalhando, porfiando quem não o vê um subversivo, até onde o fôlego e as circunstâncias o permitem? Se o não fosse, se não se abrisse de par em par a novas ideias, não teria chegado onde chegou. A presença de Manuel Fernandes e Octávio Machado, no departamento de futebol do Sporting CP, o que é senão um esforço de Jorge Jesus, para ser diferente? Demais, tem consigo, medularmente aclimatado ao anonimato de treinador adjunto, o Miguel Quaresma, um homem de muita e seleta leitura. Acredito que não sejam muitos os ex-jogadores profissionais de futebol que procurem uma informação atualizada, como o faz o Miguel Quaresma.
Mas mais importante do que tudo o que se queira salientar deverá referir-se a liderança de Jorge Jesus. E, por sobre a liderança do Jorge Jesus, a alma do Sporting Clube Portugal! A alma que eu, rapaz ainda, contemplei e senti no Mourão, no Pireza, no João Cruz, no Soeiro, no Azevedo, no Cardoso, no Canário, nos “cinco violinos”, no Fernando Mendes e tantos mais. Conta espirituosamente um escritor francês o caso de um poeta que, sentado no banco público de um jardim, por baixo de um nicho de santo (que não descortinava) correspondia, com impecável aprumo, a todos os cumprimentos, que reputava dirigidos a si, dos transeuntes que passavam, descobrindo-se...diante da imagem do santo.
Foram uns curtos momentos de glória que viveu, pois que bastou mudar de banco, para cair na dura realidade de que o único admirador dele era...ele mesmo! Qualquer treinador de um Clube, com a História do Sporting CP, trabalha sob um nicho sagrado, o prestígio incontroverso dos seus fundadores e dos treinadores e jogadores e sócios que o sentiram e amaram e viveram, julgando servir valores que davam sentido à própria vida. Qualquer pessoa, que trabalhe no Sporting, desde o presidente ao funcionário de mais humildes funções, passando pelos treinadores, jogadores, atletas e técnicos de saúde, não pode orgulhar-se tanto dos seus préstimos, no cotejo com homens que muito sacrificaram à pureza e à realeza do espírito (do espírito mesmo – sei o que escrevo). A cerimónia da entronização do Jorge Jesus, como treinador de futebol do Sporting, foi, para o Dr. Bruno de Carvalho, antes do mais, tenho a certeza, o símbolo da comunhão entre o presente e o passado e o futuro de um grande Clube.
Ainda há pouco, em conversa com o Dr. Augusto Baganha, presidente do IPDJ, um basquetebolista de invulgares recursos técnicos e exemplo vivo do que se entende por “ética no desporto”, ele me confessava: “Joguei no Sporting e numa equipa que fez história, no basquetebol nacional e saí dela sportinguista mesmo. É um Clube de grandes pergaminhos, de grandes tradições, onde se não aprende somente a fazer desporto”. O Dr. Augusto Baganha sabe, pelo homem que é e por experiência própria, que o desporto não é uma atividade física tão-só. Descobre-se nele um vínculo ao mundo-outro das ideias, da cultura, do espírito que dele faz, mais do que um saber, uma sabedoria. Saber do futebol tem o Jorge Jesus. E até está bem acompanhado, como já vimos.
Há pessoas pequenas que se julgam grandes porque nunca tentaram medir a altura dos outros. Ora, o treinador da equipa principal do Sporting é amigo do seu amigo e tem um amigo em cada um dos seus adjuntos e dos seus colaboradores. Ao cabo e ao resto, nada tem de um chefe intolerante e agressivo. Espontâneo e acessível, de uma cordialidade a toda a prova, as suas palavras são sempre de um grande calor de comunicação. Como sou um ignorante, em matéria do futebol, é o que nele mais me agrada: a sua noção de que o verdadeiro civismo consiste numa sólida paixão pela família e num entusiasmo fraterno pelos amigos e num respeito cristão pelos pobres e no cumprimento escrupuloso dos seus deveres profissionais.
E assim se vai cumprindo este treinador de futebol, que é assim e não doutro modo porque se trata de um homem admirável. Sou seu amigo. E julgo, por isso, não dever calar as suas qualidades, nas quais incluo uma inteligência incomum. Só uma inteligência de clarividência indiscutível poderia fazer o que ele fez, com as habilitações académicas que tem e o mundo cultural por onde habitualmente deambula. É um superdotado, com extrema confiança em si mesmo. Nada lhe falta para ser um treinador de futebol, de currículo predominantemente vitorioso. Mesmo quando, diante do Golias, parece só ter nas mãos a frágil funda do David.
No entanto, no vazio de anos e anos sem a conquista de um campeonato, os sportinguistas querem (a mala a abarrotar de frustrações) atos e não palavras, isto é, querem a alegria de um campeonato. Com Jorge Jesus e a sua equipa técnica e com os jogadores que se conhecem a vitória final é possível. Falta agora a
homeostasia organizacional
, quero eu dizer: que o Otávio Machado e o Manuel Fernandes e o dr. Bruno de Carvalho e o Jorge Jesus convivam e trabalhem como especialistas (ou trabalhadores do conhecimento) e como amigos que se estimam e respeitam. Ensina o Doutor Gustavo Pires que a
homeostasia
“começa em nós próprios” (cfr.
Gestão do Desporto
, apogesd, p. 12). Para que a energia emotiva, a fome de vitórias, as humilhações recalcadas não se convertam em permanente ressentimento pelos árbitros, pelos dirigentes da Liga e da FPF e pelos jornalistas! Vi jogar os “cinco violinos”.
Eram vencedores-natos. Porquê? Eram, naqueles meus anos de rapaz, os melhores, entre os melhores. Nada mais! O Fernando Peyroteo, na Direção-Geral dos Desportos, arroubado de felicidade, relatou-me, certo dia: “Antes de alguns jogos, chegávamos a perguntar uns aos outros: estes quantos levam?”. O Fernando Peyroteo, um atleta e um desportista sem mácula! Possante (como poucos, na história do nosso futebol) e com permanente fome de golo, tornava-se num perigo constante às balizas adversárias. O Mariano Amaro (que há 70 anos jogava como mais tarde o faria, “mutatis mutandis”, o Rui Costa) nos nossos jantares das quartas-feiras, com o Acácio Rosa, relembrava, com um sorriso maroto nos lábios, referindo-se ao Peyroteo: “O Fernando? Grande amigo! Era, em todas as circunstâncias, um cavalheiro! Mas, no campo, só à porrada se aguentava!”. As conversas são como as cerejas: diz o povo e tem razão. Pois se eu, neste artigo, pouco mais queria dizer que, com o Jorge Jesus, o Sporting vai ser um candidato ao título, já na época de 2015/2016...
Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ler Mais
Notícias Relacionadas
23:50
-
15-06-2015
No Benfica: estrutura ou carisma? (artigo de Manuel Sérgio, 90)
22:37
-
10-06-2015
Feyerabend e Ricardo Serrado no estudo de Lionel Messi (artigo de Manuel Sérgio, 89)
22:50
-
26-05-2015
Mais importante do que ter sucesso é ter valor! (artigo de Manuel Sérgio, 86)
00:30
-
23-05-2015
José Mourinho ou as razões da sua diferença (artigo de Manuel Sérgio, 85)
16:42
-
18-05-2015
É preciso, imperioso e urgente a continuação de J.J., no Benfica (artigo de Manuel Sérgio, 84)
18:16
-
10-05-2015
Roberto Carneiro: retrato de um ministro que eu conheci (artigo de Manuel Sérgio, 83)
16:30
-
01-05-2015
O empréstimo de jogadores é compatível com a ética? (artigo de Manuel Sérgio, 82)
16:54
-
20-04-2015
José Mourinho: por que será?... (artigo de Manuel Sérgio, 81)
17:17
-
14-04-2015
O Progresso Desportivo: - o que é isso? (artigo de Manuel Sérgio, 80)
19:15
-
07-04-2015
Mourinho escreve prefácio de livro de Manuel Sérgio, «O Futebol e Eu»
23:31
-
06-04-2015
O jornal “ A Bola” - desporto e humanismo (artigo de Manuel Sérgio, 79)
22:47
-
01-04-2015
Jorge Carlos Fonseca: o Presidente da República que é poeta (artigo de Manuel Sérgio, 78)
21:47
-
25-03-2015
Qual o fundamento radical na arbitragem? (artigo de Manuel Sérgio, 77)
16:34
-
21-03-2015
A Gestão do Desporto, segundo Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 76)
16:40
-
13-03-2015
O Futebol é Anamnese... mesmo com Luís Figo? (artigo de Manuel Sérgio, 75)
17:47
-
07-03-2015
Ao Povo-Irmão de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 74)
21:14
-
19-02-2015
“Cândido de Oliveira” - um livro inesquecível de Homero Serpa (artigo de Manuel Sérgio, 73)
21:10
-
12-02-2015
Só com os mesmos valores o diálogo é possível (artigo de Manuel Sérgio, 72)
17:04
-
08-02-2015
O modelo racionalista do jornal A Bola (artigo de Manuel Sérgio, 71)
16:32
-
01-02-2015
“A Bola”: uma práxis que é preciso manter (artigo de Manuel Sérgio, 70)
19:14
-
28-01-2015
Manuel Alegre: - um semeador de poesia (artigo de Manuel Sérgio, 69)
18:29
-
22-01-2015
Libertar o Direito e o Desporto ou um ensaio do Prof. Paulo Cunha (artigo de Manuel Sérgio, 68)
16:24
-
18-01-2015
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ver todas as notícias
Vídeos
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
INGLATERRA
08:01
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
INGLATERRA
08:01
INGLATERRA
08:01
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
FRANÇA
04-12-2019 21:16
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
FRANÇA
04-12-2019 21:16
FRANÇA
04-12-2019 21:16
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
Últimas Notícias
FC PORTO
14:27
A CARA MAIS JOVEM DO DRAGÃO PARA VER NA TAÇA DA LIGA
BENFICA
14:10
«MERCADO? PRIMEIRO TEMOS DE OLHAR PARA OS 26 QUE ESTÃO NO PLANTEL»
FRANÇA
14:55
PAULO SOUSA ELEITO TREINADOR DA JORNADA PELO L´EQUIPE
FLAMENGO
14:42
A OFERTA DE JESUS À EQUIPA TÉCNICA
NATAÇÃO
13:32
EUROPEU: JOSÉ LOPES COM RECORDE NACIONAL E MÍNIMOS PARA OS MUNDIAIS
SURF
11:03
LUTA DE KIKAS NO PIPE MASTERS A PARTIR DE DOMINGO
CABO VERDE
13:17
ADIADA CONCLUSÃO DE INQUÉRITO A ESQUADRA PALCO DE VIOLAÇÃO POR POLÍCIA
AÇORES
14:15
AÇORES ENTRE OS 13 DESTINOS DO MUNDO DE TURÍSTICO SUSTENTÁVEL
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
BRASIL
04-12-2019 14:02
OS DOIS CENÁRIOS QUE PODERÃO TIRAR JESUS DO FLAMENGO
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 20:46
BONATINI COLOCA V. GUIMARÃES ÀS PORTAS DA 'FINAL FOUR' E COMPLICA CONTAS DO BENFICA
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
BRASIL
04-12-2019 14:02
OS DOIS CENÁRIOS QUE PODERÃO TIRAR JESUS DO FLAMENGO
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 20:46
BONATINI COLOCA V. GUIMARÃES ÀS PORTAS DA 'FINAL FOUR' E COMPLICA CONTAS DO BENFICA
Mundos
AÇORES
14:15
AÇORES ENTRE OS 13 DESTINOS DO MUNDO DE TURÍSTICO SUSTENTÁVEL
África
CABO VERDE
13:17
ADIADA CONCLUSÃO DE INQUÉRITO A ESQUADRA PALCO DE VIOLAÇÃO POR POLÍCIA
Brasil
FLAMENGO
14:42
A OFERTA DE JESUS À EQUIPA TÉCNICA
LIVERPOOL
11:46
«FLAMENGO? SERIA UMA VERGONHA SABER MAIS SOBRE QUALQUER EQUIPA BRASILEIRA DO QUE DO BOURNEMOUTH»
Envie-nos as suas perguntas sobre os temas da semana
Qualificação para o Euro2020: exibição da Seleção Nacional
Jorge Jesus e o sucesso no Flamengo
Taça de Portugal está aí à porta