...
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
José Mourinho ou as razões da sua diferença (artigo de Manuel Sérgio, 85)
Ética no Desporto
23-05-2015 00:30
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Jacques Derrida propõe ao conhecimento atual um pensamento da descontinuidade e da diferença absolutas. A História, para este autor (como afinal para outros autores, cada qual à sua meneira) não se esgota numa linha contínua, trilhando sempre a mesma via. Alturas há de crise e de rutura com o que se viu. se pensou e se fez. Mas a proposta deste filósofo, ao concentrar-se no conceito de différance, diz-nos que este conceito é polissémico e, assim, a diferença não se verifica tão-só por razões de ordem social e política, mas também quando um “homem diferente” a lidera.
Emmanuel Levinas continua e aprofunda a différance de Derrida, ao superar a ontologia ocidental, “baseada no movimento constante da mesmidade, próprio da auto-consciência (Hegel), da intencionalidade do eu transcendental (Husserl) ou mesmo do Ser heideggeriano”. Ora, esta polissémica différance é bem corporizada por José Mourinho. Ele foi (é) amassado do barro comum aos treinadores do seu tempo, mas com a diferença de os exceder (ou à esmagadora maioria), nalgumas qualidades e virtudes. O Mourinho, já o venho dizendo desde o início da sua carreira de treinador, não sabe mais (futebolisticamente falando) do que o Louis van Gaal, ou o Manuel Pellegrini ou o Arsène Wenger; ele não tem na algibeira dispositivos táticos que os seus colegas de profissão desconheçam – ele parece mais perspicaz, mais inteligente do que os outros e, aí, está, no meu modesto entender, a diferença. Eivados de alguma frouxidão mental, há pessoas que só vêem nos aspetos táticos o radical fundante de um jogo de futebol de alta competição; outros, dão a primazia à preparação física, precisamente o que, no transcurso da sua profissão, menos preocupa o treinador de uma grande equipa, pois que são vários e vastos os recursos humanos e tecnocientíficos de que dispõe, no departamento, para analisar e testar a “fisiologia” da sua equipa. E não me refiro eu aos que não sabem sofrear a ira contra os árbitros deixando, por vezes, no ar, infundadas e graves suspeitas.
No trabalho altamente complexo e espinhoso da sua profissão o que lhe apresenta maior grau de dificuldade é, se não estou em erro, a liderança, donde nasce, em larga medida, a organização de todo o departamento e o espírito competitivo da equipa. Na Sociedade do Conhecimento da Era da Informação – na nossa sociedade, portanto, a informação especializada é absolutamente necessária, mas não acredito que só o José Mourinho a procure e não a tenham, também, os treinadores das restantes equipas de Inglaterra (e não só). Volto à tese nuclear deste artigo: o que distingue, principalmente, o José Mourinho dos demais treinadores (salvo melhor opinião) é a sua humanidade, a sua curiosidade insaciável, a sua vontade imparável de vitória. É um homem talhado à medida da alta competição! Qualquer estudioso do desporto não desconhece que o espírito desportivo integra a práxis desportiva. “El deporte es rivalidad en su sentido más amplio, puesto que el deportista lucha contra sus proprias limitaciones, contra un adversario o contra las condiciones espacio-temporales. El hombre deportivo se vuelve un ser agonístico: rivaliza consigo mismo (autocompetencia), pero también com un adversario. Sea cual sea la especialidad deportiva, siempre encontramos un elemento competitivo; cualquier deporte, de una u outra manera, se muestra como una metáfora de la lucha por la existencia. Es en este punto donde hallamos una de las grandes lecciones formativas del deporte: el éxito forma parte de nuestra interiotidad, es decalidad más sana es la que establecemos com nosotros mismos” (Guillem Turró Ortega, El valor de superarse – deporte y humanismo, Editorial Proteus, Barcelona, 2013, p. 121). Mas, no desporto, a competição não se confunde com a guerra. Sendo de facto um homo competitivus, o desportista não deixa de ser também um ser humano que acolhe o seu adversário, com grata e exuberada satisfação. Aliás, competição (cum-petire), etimologicamente, significa “buscar com”, “procurar, lado a lado com (e não contra) alguém”...
Mas, se o homo competitivus não é um guerreiro, quero eu dizer: se assume, sem disfarces, o caráter humanista do desporto e recusa por isso uma sociedade de mercado, dividida entre os que têm e os que não têm, onde a vitória de uns parece significar a derrota dos outros, como o proclama a hipercompetitividade do neoliberalismo – não sendo embora um guerreiro, na alta competição, é tudo o que se pede ao praticante. Tudo... sem perda do espírito lúdico e da filosofia humanista que Pierre de Coubertin tão sabiamente sublinhou! O José Mourinho, doutor “honoris causa”pela Universidade Técnica de Lisboa) sabe tudo isto e, embora a disciplina que impõe, estou certo que em nada excede o respeito que sente e mostra, pelos seus jogadores. È com pessoas que respeitam e se respeitam que ele estrutura as suas equipas, que ele constrói as suas vitórias. O espetáculo desportivo (e portanto o futebol-espetáculo) é um jogo competitivo, ou seja, na alta competição desportiva, há jogo e trabalho, há imaginação e razão, há rigor e profecia. São já em número considerável os estudiosos que de mim se aproximam e me questionam: “o que hei-de ler, para saber de futebol?”. Milita a meu favor o facto de merecer de alguns treinadores de futebol uma amizade que muito me honra e que leva muita gente a pensar, designadamente alunos dos cursos universitários de Desporto, que tenho qualquer saber oculto sobre o “desporto-rei”. Ora, eu de futebol pouco ou nada sei e, diante do José Mourinho, ou de outros treinadores, mesmo de mais pobre currículo, são eles sempre os mestres e eu o discípulo. Por isso, quando me perguntam o que é preciso ler para se chegar a figura relevante, como treinador de futebol, sempre respondo que ler ou investigar, sendo necessário, não é o suficiente. Mais do que ler, importa antes sentir e sofrer e viver o futebol. Estão inçadas de erros as teses que sugerem leitura, leitura tão-só, aos futuros treinadores de futebol. A leitura é necessária, mas a prática ainda é mais necessária. Volto ao meu livro, com 38 anos de vida, A Prática e a Educação Física: “A prática é mais importante do que a teoria e a teoria só tem valor, se for a teoria de uma determinada prática”.
Do que venho de escrever se infere que o José Mourinho é tão prático como os “práticos” que o criticam e o invejam e, porque sabe teorizar a sua prática e é mais dotado intelectualmente do que todos eles - é bem melhor do que eles! Tenho alguma autoridade para adiantar que os triunfos de José Mourinho (indiscutíveis, irrefutáveis) provêm, acima de tudo, das suas superiores qualidades intelectuais e da sua boa formação moral. “Boa formação moral?” reagem alguns com uma gargalhada malévola. É verdade: com boa formação moral! Não se é o melhor treinador do mundo (em qualquer modalidade desportiva) se os jogadores não acreditam piamente no seu treinador, que o mesmo é dizer: se não se é eticamente admirável. “Pellegrini critica o estilo do Chelsea. Técnico do Manchester City diz que fez o mesmo o ano passado, mas com um futebol atrativo” (A Bola, 2015/5/4). Na alta competição, não é o Belo que fundamenta o resultado, mas a eficácia. Em relação ao José Mourinho, importa que se passe do “anátema ao diálogo” e que se procurem as razões da sua diferença. Porque é melhor taticamente? Porque utiliza métodos desconhecidos de preparo físico? Porque os melhores jogadores fazem todos parte do “plantel” do Chelsea? Porque ainda não se disse que ele, intelectualmente, é o melhor? Quando se segue com atenção a liderança de José Mourinho, como treinador de futebol, pulsa-se a perspicácia inigualável do seu comportamento e do seu discurso. E aqui começa a diferença! E aqui está a diferença!
Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto.
Ler Mais
Notícias Relacionadas
16:42
-
18-05-2015
É preciso, imperioso e urgente a continuação de J.J., no Benfica (artigo de Manuel Sérgio, 84)
18:16
-
10-05-2015
Roberto Carneiro: retrato de um ministro que eu conheci (artigo de Manuel Sérgio, 83)
16:30
-
01-05-2015
O empréstimo de jogadores é compatível com a ética? (artigo de Manuel Sérgio, 82)
16:54
-
20-04-2015
José Mourinho: por que será?... (artigo de Manuel Sérgio, 81)
17:17
-
14-04-2015
O Progresso Desportivo: - o que é isso? (artigo de Manuel Sérgio, 80)
19:15
-
07-04-2015
Mourinho escreve prefácio de livro de Manuel Sérgio, «O Futebol e Eu»
23:31
-
06-04-2015
O jornal “ A Bola” - desporto e humanismo (artigo de Manuel Sérgio, 79)
22:47
-
01-04-2015
Jorge Carlos Fonseca: o Presidente da República que é poeta (artigo de Manuel Sérgio, 78)
21:47
-
25-03-2015
Qual o fundamento radical na arbitragem? (artigo de Manuel Sérgio, 77)
16:34
-
21-03-2015
A Gestão do Desporto, segundo Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 76)
16:40
-
13-03-2015
O Futebol é Anamnese... mesmo com Luís Figo? (artigo de Manuel Sérgio, 75)
17:47
-
07-03-2015
Ao Povo-Irmão de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 74)
21:14
-
19-02-2015
“Cândido de Oliveira” - um livro inesquecível de Homero Serpa (artigo de Manuel Sérgio, 73)
21:10
-
12-02-2015
Só com os mesmos valores o diálogo é possível (artigo de Manuel Sérgio, 72)
17:04
-
08-02-2015
O modelo racionalista do jornal A Bola (artigo de Manuel Sérgio, 71)
16:32
-
01-02-2015
“A Bola”: uma práxis que é preciso manter (artigo de Manuel Sérgio, 70)
19:14
-
28-01-2015
Manuel Alegre: - um semeador de poesia (artigo de Manuel Sérgio, 69)
18:29
-
22-01-2015
Libertar o Direito e o Desporto ou um ensaio do Prof. Paulo Cunha (artigo de Manuel Sérgio, 68)
16:24
-
18-01-2015
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ver todas as notícias
Vídeos
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
INGLATERRA
08:01
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
INGLATERRA
08:01
INGLATERRA
08:01
MOURINHO TEVE REGRESSO DOLOROSO A OLD TRAFFORD… LITERALMENTE (VÍDEO)
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
PARIS SAINT-GERMAIN
04-12-2019 21:41
MBAPPÉ APONTA GOLO IMPRESSIONANTE DE CALCANHAR (VÍDEO)
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
FRANÇA
04-12-2019 21:16
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
FRANÇA
04-12-2019 21:16
FRANÇA
04-12-2019 21:16
VAR ANULA GOLO A NEYMAR POR ALEGADA FALTA DE DRAXLER (VÍDEO)
Últimas Notícias
BENFICA
14:10
«MERCADO? PRIMEIRO TEMOS DE OLHAR PARA OS 26 QUE ESTÃO NO PLANTEL»
BENFICA
14:04
«NÃO ATIRAMOS NINGUÉM PARA A FOGUEIRA»
ITÁLIA
13:34
A SARCÁSTICA RESPOSTA DE MATERAZZI A IBRAHIMOVIC
ITÁLIA
13:17
«ESPEREI QUATRO ANOS PARA MANDAR MATERAZZI PARA O HOSPITAL»
NATAÇÃO
13:32
EUROPEU: JOSÉ LOPES COM RECORDE NACIONAL E MÍNIMOS PARA OS MUNDIAIS
SURF
11:03
LUTA DE KIKAS NO PIPE MASTERS A PARTIR DE DOMINGO
CABO VERDE
13:17
ADIADA CONCLUSÃO DE INQUÉRITO A ESQUADRA PALCO DE VIOLAÇÃO POR POLÍCIA
AÇORES
14:15
AÇORES ENTRE OS 13 DESTINOS DO MUNDO DE TURÍSTICO SUSTENTÁVEL
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
BRASIL
04-12-2019 14:02
OS DOIS CENÁRIOS QUE PODERÃO TIRAR JESUS DO FLAMENGO
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
BENFICA
04-12-2019 13:24
ÁGUIAS FALAM EM «ARBITRAGEM LASTIMÁVEL» E LEMBRAM «ERROS» DE RUI OLIVEIRA FAVORÁVEIS AO FC PORTO
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
BRASIL
04-12-2019 14:02
OS DOIS CENÁRIOS QUE PODERÃO TIRAR JESUS DO FLAMENGO
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
BENFICA
04-12-2019 13:24
ÁGUIAS FALAM EM «ARBITRAGEM LASTIMÁVEL» E LEMBRAM «ERROS» DE RUI OLIVEIRA FAVORÁVEIS AO FC PORTO
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
Mundos
FRANÇA
12:56
GREVE AFETA TRANSPORTES E ESCOLAS
África
CABO VERDE
13:17
ADIADA CONCLUSÃO DE INQUÉRITO A ESQUADRA PALCO DE VIOLAÇÃO POR POLÍCIA
Brasil
LIVERPOOL
11:46
«FLAMENGO? SERIA UMA VERGONHA SABER MAIS SOBRE QUALQUER EQUIPA BRASILEIRA DO QUE DO BOURNEMOUTH»
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
Envie-nos as suas perguntas sobre os temas da semana
Qualificação para o Euro2020: exibição da Seleção Nacional
Jorge Jesus e o sucesso no Flamengo
Taça de Portugal está aí à porta