...
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
Ética no Desporto
18-01-2015 16:24
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Se não laboro em erro grosseiro, foi na segunda metade da década de setenta e na primeira metade da década de 80 que, em Portugal, começou a estudar-se, com rigor e ciência, o futebol - “fenómeno” de facto anunciado pela coragem dos “primeiros jornalistas que se atreveram a afrontar aqueles que recusavam ser seus pares só porque o futebol era considerado coisa menor e marginal, na sociedade portuguesa (…). Geração de Homens, como Cândido de Oliveira, o mais notável entre os notáveis do seu tempo.
Selecionador nacional, capitão da primeira seleção portuguesa, autor de livros fundamentais sobre a evolução tática do jogo, jornalista e escritor” (Vítor Serpa,
A Bola
, 2015/1/17). E continua o atual diretor de
A Bola
, sempre de espírito aceso e vigilante: “A esta geração seguiu-se a geração daqueles que tentavam compatibilizar os dois mundos. Eram jornalistas, sem deixarem de ser homens do futebol (…). É a geração de homens como Vítor Santos que tornou possível essa relação mágica e que recusava qualquer perturbação da imagem idílica do futebol português, por considerar que tudo o que se escrevesse de negativo se virava contra os interesses e as audiências do futebol”. E, ao lado destes promotores de estados mentais, disponíveis a novas realidades, perfila-se o professor Teotónio Lima que, nas suas aulas no INEF e em cursos e seminários que organizou, deu relevo às questões atinentes ao treino desportivo, com renovada vitalidade.
Mário Moniz Pereira é o mais medalhado dos nossos treinadores desportivos. Compositor e poeta, mostrou aos mais reticentes que, para otimizar o rendimento dos atletas, importa saber motivá-los... com arte! A Associação Nacional dos Treinadores de Basquetebol, em 1979, organizou um Seminário de Metodologia do Treino e reuniu as comunicações, em livro editado pelo ISEF. Teotónio Lima foi a voz dominante e fez-se ouvir: “Não podemos nós afirmar que o futuro do desporto nacional depende da organização desportiva e das estruturas indispensáveis à execução de todo um trabalho planificado e programado? Julgamos que sim! Diremos mesmo que, sem organização, não é possível progredir e que a falta de organização constitui um mal que afecta profundamente o desporto nacional” (p. 32).
Assim, por trabalho interdisciplinar com prestigiados treinadores doutras modalidades; porque chegava, em passo estugado, a “sociedade aprendente” em que aprender é o dever primeiro de qualquer cidadão, mormente o especialista numa área do conhecimento – três treinadores parecem distinguir-se, no panorama do futebol português: Fernando Vaz, Mário Wilson e José Maria Pedroto, três pessoas com a estatura mental, para novas epistemes (Foucault), para novos paradigmas (Kuhn), para uma nova cultura, digamos de modo mais acessível. Convivi com Mário Wilson, com José Maria Pedroto e com Fernando Vaz. Este encontrava-se comigo no bar de um hotel lisboeta, bebia gulosamente um uísque e, com o líquido amarelo a gorgolejar no copo, era principalmente sobre temas literários de que mais se ocupava. Mário Wilson é um “agente do futebol”, sempre de semblante amigo e compreensivo, mesmo quamdo lidera de voz encorpada e terminante. Mas foi José Maria Pedroto o que mais me surpreendeu porque, olhando-me com decisão, tocou em temas que preocupavam também alguns professores do ISEF de Lisboa, tais como o Arcelino Mirandela da Costa, o Manuel Jesualdo Ferreira, o Carlos Queirós e o Nelo Vingada.
O David Monge da Silva aparecia, no momento azado, para lecionar o que nele era incontroverso: nesses dias já distantes, todos o cortejavam como o nosso melhor especialista em treino desportivo. Tornou-se-me então evidente que, no ISEF de Lisboa e no departamento de futebol do F.C.Porto, se instituía um entendimento novo do futebol. Para um ignorante como eu, em matéria de futebol, se bem que acobertado com a tabuleta de “filósofo”, diante do interesse, da curiosidade, da ambição do treinador e da genial perspicácia de Jorge Nuno Pinto da Costa, logo futurei, sem receio, saborosas vitórias para o futebol dos “dragões”. Afinal, sob a inspiração de Pedroto e a liderança magistral do presidente Pinto da Costa, no F.C.Porto aconteceu a mais radical transformação a que já me foi dado assistir, no futebol português e no desporto nacional.
O currículo de Pinto da Costa faz-nos sentir a profunda originalidade, a eficácia, a excelência do trabalho por ele realizado, no seu clube, com o apoio inestimável, sobre o mais, de José Maria Pedroto e ainda de Artur Jorge e de José Mourinho. Vejamos: como chefe do departamento de futebol, tendo a seu lado José Maria Pedroto, uma Taça de Portugal e dois Campeonatos; como presidente do F.C.Porto e já sem a companhia de Pedroto, mas sob a inspiração indestrutível do “Zé do Boné”, vinte Campeonatos, doze Taças de Portugal, dezanove Supertaças, duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, duas Taças Intercontinentais. Resumindo: um palmarés onde brilham, altaneiros, 59 (cinquenta e nove) títulos conquistados! Não quero esquecer, neste momento, dois grandes treinadores de futebol: Artur Jorge e José Mourinho. Em 1987, Artur Jorge; em 2004, José Mourinho – foram eles os responsáveis técnicos pelas vitórias “portistas”, na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Consulto agora a
História do Futebol Português, vol. II
, do historiador Ricardo Serrado: “Artur Jorge foi o primeiro grande treinador português de nível internacional. Tendo brilhado como futebolista no F.C.Porto e na Académica mas, sobretudo, pelo Benfica, Artur Jorge foi um espetacular futebolista. Avançado fino, inteligente, rápido e frio, foi por duas vezes (1970/71 e 1971/72) o melhor marcador do Nacional. Mas, se a carreira de Artur Jorge foi brilhante, como futebolista, como treinador a sua vida conheceria o Olimpo. Depois de ter sido adjunto de Mário Wilson e Pedroto, o qual viu em Artur o seu natural sucessor”, Artur Jorge, após breve passagem pelo Belenenses, chega às Antas, onde “conheceria sucesso imediato: campeão nacional em 1984/85 e 1985/86, sendo vice-campeão na década seguinte, ano em que venceu, surpreendentemente, a Taça dos Campeões Europeus.
Nestes três anos em que esteve no F.C.Porto, Artur Jorge colocou a equipa a jogar um futebol de grande qualidade e com grande personalidade. O F.C.Porto de Artur Jorge foi, claramente, uma das melhores equipas portuguesas de todos os tempos” (p. 336). Segundo os meus amigos, professor João Mota e Dr. José Neto, que foram seus adjuntos, no trabalho de Artur Jorge esplendia uma prática do mais lúcido saber. Sei-o bem, através das inúmeras conversas que já tivemos. Artur Jorge é um homem culto e na cultura germina o princípio de qualquer obra séria e sólida e duradoura...
Do José Mourinho digo pouco, querendo dizer muito: tem um currículo desportivo inigualável, na História do Futebol Português. E está no pódio dos melhores treinadores de futebol do nosso tempo. Devo-lhe gentilezas sem conta, dado que de mim se lembra, repetidas vezes, contribuindo assim, de forma decisiva, para as inúmeras entrevistas que vou dando a televisões de todo o mundo. De facto, eu conheço um José Mourinho que é capaz de ser humilde e afetuoso, ao contrário do que, por vezes, parece e... não é! Para mim, hoje, é o treinador de mais sólido conhecimento científico da sua profissão. Trata-se de um homem que, sempre que aparece, surge, não ressurge. Vibrante e irradiante, no exercício da sua profissão, ele tem ateada a luz condutora de um rigoroso conhecimento do que faz.
Como o tinha José Maria Pedroto, como o tem Jorge Nuno Pinto da Costa – que desparasitaram o futebol “portista” do conformismo, da inépcia, do absentismo, de um paralizante provincianismo. E que nos ensinam o seguinte:
o conhecimento é uma das grandes forças produtivas do nosso tempo, rivalizando com o próprio capital!
Foi o conhecimento a lição inesquecível de Pedroto, motivado pelo forte pragmatismo de Pinto da Costa. Pragmatismo e um ardente amor ao F.C.Porto.
Manuel Sérgio é Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ler Mais
Notícias Relacionadas
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Ética no Desporto
08-03-2019 11:11
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ver todas as notícias
Vídeos
O OVO QUE SHAQUILLE O'NEAL NÃO VAI ESQUECER (VÍDEO)
BASQUETEBOL
19:10
O OVO QUE SHAQUILLE O'NEAL NÃO VAI ESQUECER (VÍDEO)
BASQUETEBOL
19:10
BASQUETEBOL
19:10
O OVO QUE SHAQUILLE O'NEAL NÃO VAI ESQUECER (VÍDEO)
MOURINHO ENIGMÁTICO SOBRE REGRESSO DE BALE ENTRE OS 'SPURS' (VÍDEO)
TOTTENHAM
18:36
MOURINHO ENIGMÁTICO SOBRE REGRESSO DE BALE ENTRE OS 'SPURS' (VÍDEO)
TOTTENHAM
18:36
TOTTENHAM
18:36
MOURINHO ENIGMÁTICO SOBRE REGRESSO DE BALE ENTRE OS 'SPURS' (VÍDEO)
SERÁ QUE PATRICK MAHOMES PODIA TER SIDO BASQUETEBOLISTA? (VÍDEO)
FUTEBOL AMERICANO
17:00
SERÁ QUE PATRICK MAHOMES PODIA TER SIDO BASQUETEBOLISTA? (VÍDEO)
FUTEBOL AMERICANO
17:00
FUTEBOL AMERICANO
17:00
SERÁ QUE PATRICK MAHOMES PODIA TER SIDO BASQUETEBOLISTA? (VÍDEO)
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
FLAMENGO
11:15
FLAMENGO
11:15
JESUS DÁ PISTA SOBRE O FUTURO? (VÍDEO)
Últimas Notícias
TONDELA
19:41
MANU SÁNCHEZ CONSIDERA QUE LESÃO PROLONGADA O FEZ CRESCER
FC PORTO
19:28
O 'ONZE' DOS DRAGÕES PARA O JOGO COM O CASA PIA
EVERTON
19:41
OFICIAL: MARCO SILVA DEMITIDO
INGLATERRA
19:37
INGLESES GARANTEM QUE MARCO SILVA JÁ NÃO É TREINADOR DO EVERTON
VOLEIBOL
19:29
QUATRO PAÍSES PREPARAM-SE PARA RECEBER O EUROPEU 2021
BASQUETEBOL
19:10
O OVO QUE SHAQUILLE O'NEAL NÃO VAI ESQUECER (VÍDEO)
MOÇAMBIQUE
18:24
PRESIDENTE FILIPE NYUSI EMPOSSADO A 15 DE JANEIRO DE 2020
SAÚDE
19:44
DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE ALERTA PARA PERIGOS DE CIGARROS ELETRÓNICOS E TABACO AQUECIDO
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
ITÁLIA
13:34
A SARCÁSTICA RESPOSTA DE MATERAZZI A IBRAHIMOVIC
ITÁLIA
13:17
«ESPEREI QUATRO ANOS PARA MANDAR MATERAZZI PARA O HOSPITAL» (COM VÍDEO)
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
INGLATERRA
09:25
«NINGUÉM LHE DISSE? ASSINEI PELO BENFICA…»
ITÁLIA
13:34
A SARCÁSTICA RESPOSTA DE MATERAZZI A IBRAHIMOVIC
ITÁLIA
13:17
«ESPEREI QUATRO ANOS PARA MANDAR MATERAZZI PARA O HOSPITAL» (COM VÍDEO)
BENFICA
10:11
JÚLIO CÉSAR PODE AJUDAR A TRAZER RENYER PARA A LUZ
TAÇA DA LIGA
04-12-2019 22:43
SPORTING VENCE EM BARCELOS COM DOIS GOLOS AO CAIR DO PANO
Mundos
SOCIEDADE
19:24
NATAL DOS ANIMAIS EM ARROIOS (LISBOA) NO PRÓXIMO SÁBADO
África
MOÇAMBIQUE
18:24
PRESIDENTE FILIPE NYUSI EMPOSSADO A 15 DE JANEIRO DE 2020
Brasil
FLAMENGO
16:16
«JORGE JESUS QUERIA CONTINUAR NO SPORTING»
FLAMENGO
14:42
A OFERTA DE JESUS À EQUIPA TÉCNICA
Envie-nos as suas perguntas sobre os temas da semana
Qualificação para o Euro2020: exibição da Seleção Nacional
Jorge Jesus e o sucesso no Flamengo
Taça de Portugal está aí à porta