...
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
Login
Loja d'Abola
A Bola TV
Edições digitais
A Bola 3D
A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)
Ética no Desporto
18-01-2015 16:24
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Se não laboro em erro grosseiro, foi na segunda metade da década de setenta e na primeira metade da década de 80 que, em Portugal, começou a estudar-se, com rigor e ciência, o futebol - “fenómeno” de facto anunciado pela coragem dos “primeiros jornalistas que se atreveram a afrontar aqueles que recusavam ser seus pares só porque o futebol era considerado coisa menor e marginal, na sociedade portuguesa (…). Geração de Homens, como Cândido de Oliveira, o mais notável entre os notáveis do seu tempo.
Selecionador nacional, capitão da primeira seleção portuguesa, autor de livros fundamentais sobre a evolução tática do jogo, jornalista e escritor” (Vítor Serpa,
A Bola
, 2015/1/17). E continua o atual diretor de
A Bola
, sempre de espírito aceso e vigilante: “A esta geração seguiu-se a geração daqueles que tentavam compatibilizar os dois mundos. Eram jornalistas, sem deixarem de ser homens do futebol (…). É a geração de homens como Vítor Santos que tornou possível essa relação mágica e que recusava qualquer perturbação da imagem idílica do futebol português, por considerar que tudo o que se escrevesse de negativo se virava contra os interesses e as audiências do futebol”. E, ao lado destes promotores de estados mentais, disponíveis a novas realidades, perfila-se o professor Teotónio Lima que, nas suas aulas no INEF e em cursos e seminários que organizou, deu relevo às questões atinentes ao treino desportivo, com renovada vitalidade.
Mário Moniz Pereira é o mais medalhado dos nossos treinadores desportivos. Compositor e poeta, mostrou aos mais reticentes que, para otimizar o rendimento dos atletas, importa saber motivá-los... com arte! A Associação Nacional dos Treinadores de Basquetebol, em 1979, organizou um Seminário de Metodologia do Treino e reuniu as comunicações, em livro editado pelo ISEF. Teotónio Lima foi a voz dominante e fez-se ouvir: “Não podemos nós afirmar que o futuro do desporto nacional depende da organização desportiva e das estruturas indispensáveis à execução de todo um trabalho planificado e programado? Julgamos que sim! Diremos mesmo que, sem organização, não é possível progredir e que a falta de organização constitui um mal que afecta profundamente o desporto nacional” (p. 32).
Assim, por trabalho interdisciplinar com prestigiados treinadores doutras modalidades; porque chegava, em passo estugado, a “sociedade aprendente” em que aprender é o dever primeiro de qualquer cidadão, mormente o especialista numa área do conhecimento – três treinadores parecem distinguir-se, no panorama do futebol português: Fernando Vaz, Mário Wilson e José Maria Pedroto, três pessoas com a estatura mental, para novas epistemes (Foucault), para novos paradigmas (Kuhn), para uma nova cultura, digamos de modo mais acessível. Convivi com Mário Wilson, com José Maria Pedroto e com Fernando Vaz. Este encontrava-se comigo no bar de um hotel lisboeta, bebia gulosamente um uísque e, com o líquido amarelo a gorgolejar no copo, era principalmente sobre temas literários de que mais se ocupava. Mário Wilson é um “agente do futebol”, sempre de semblante amigo e compreensivo, mesmo quamdo lidera de voz encorpada e terminante. Mas foi José Maria Pedroto o que mais me surpreendeu porque, olhando-me com decisão, tocou em temas que preocupavam também alguns professores do ISEF de Lisboa, tais como o Arcelino Mirandela da Costa, o Manuel Jesualdo Ferreira, o Carlos Queirós e o Nelo Vingada.
O David Monge da Silva aparecia, no momento azado, para lecionar o que nele era incontroverso: nesses dias já distantes, todos o cortejavam como o nosso melhor especialista em treino desportivo. Tornou-se-me então evidente que, no ISEF de Lisboa e no departamento de futebol do F.C.Porto, se instituía um entendimento novo do futebol. Para um ignorante como eu, em matéria de futebol, se bem que acobertado com a tabuleta de “filósofo”, diante do interesse, da curiosidade, da ambição do treinador e da genial perspicácia de Jorge Nuno Pinto da Costa, logo futurei, sem receio, saborosas vitórias para o futebol dos “dragões”. Afinal, sob a inspiração de Pedroto e a liderança magistral do presidente Pinto da Costa, no F.C.Porto aconteceu a mais radical transformação a que já me foi dado assistir, no futebol português e no desporto nacional.
O currículo de Pinto da Costa faz-nos sentir a profunda originalidade, a eficácia, a excelência do trabalho por ele realizado, no seu clube, com o apoio inestimável, sobre o mais, de José Maria Pedroto e ainda de Artur Jorge e de José Mourinho. Vejamos: como chefe do departamento de futebol, tendo a seu lado José Maria Pedroto, uma Taça de Portugal e dois Campeonatos; como presidente do F.C.Porto e já sem a companhia de Pedroto, mas sob a inspiração indestrutível do “Zé do Boné”, vinte Campeonatos, doze Taças de Portugal, dezanove Supertaças, duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, duas Taças Intercontinentais. Resumindo: um palmarés onde brilham, altaneiros, 59 (cinquenta e nove) títulos conquistados! Não quero esquecer, neste momento, dois grandes treinadores de futebol: Artur Jorge e José Mourinho. Em 1987, Artur Jorge; em 2004, José Mourinho – foram eles os responsáveis técnicos pelas vitórias “portistas”, na Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Consulto agora a
História do Futebol Português, vol. II
, do historiador Ricardo Serrado: “Artur Jorge foi o primeiro grande treinador português de nível internacional. Tendo brilhado como futebolista no F.C.Porto e na Académica mas, sobretudo, pelo Benfica, Artur Jorge foi um espetacular futebolista. Avançado fino, inteligente, rápido e frio, foi por duas vezes (1970/71 e 1971/72) o melhor marcador do Nacional. Mas, se a carreira de Artur Jorge foi brilhante, como futebolista, como treinador a sua vida conheceria o Olimpo. Depois de ter sido adjunto de Mário Wilson e Pedroto, o qual viu em Artur o seu natural sucessor”, Artur Jorge, após breve passagem pelo Belenenses, chega às Antas, onde “conheceria sucesso imediato: campeão nacional em 1984/85 e 1985/86, sendo vice-campeão na década seguinte, ano em que venceu, surpreendentemente, a Taça dos Campeões Europeus.
Nestes três anos em que esteve no F.C.Porto, Artur Jorge colocou a equipa a jogar um futebol de grande qualidade e com grande personalidade. O F.C.Porto de Artur Jorge foi, claramente, uma das melhores equipas portuguesas de todos os tempos” (p. 336). Segundo os meus amigos, professor João Mota e Dr. José Neto, que foram seus adjuntos, no trabalho de Artur Jorge esplendia uma prática do mais lúcido saber. Sei-o bem, através das inúmeras conversas que já tivemos. Artur Jorge é um homem culto e na cultura germina o princípio de qualquer obra séria e sólida e duradoura...
Do José Mourinho digo pouco, querendo dizer muito: tem um currículo desportivo inigualável, na História do Futebol Português. E está no pódio dos melhores treinadores de futebol do nosso tempo. Devo-lhe gentilezas sem conta, dado que de mim se lembra, repetidas vezes, contribuindo assim, de forma decisiva, para as inúmeras entrevistas que vou dando a televisões de todo o mundo. De facto, eu conheço um José Mourinho que é capaz de ser humilde e afetuoso, ao contrário do que, por vezes, parece e... não é! Para mim, hoje, é o treinador de mais sólido conhecimento científico da sua profissão. Trata-se de um homem que, sempre que aparece, surge, não ressurge. Vibrante e irradiante, no exercício da sua profissão, ele tem ateada a luz condutora de um rigoroso conhecimento do que faz.
Como o tinha José Maria Pedroto, como o tem Jorge Nuno Pinto da Costa – que desparasitaram o futebol “portista” do conformismo, da inépcia, do absentismo, de um paralizante provincianismo. E que nos ensinam o seguinte:
o conhecimento é uma das grandes forças produtivas do nosso tempo, rivalizando com o próprio capital!
Foi o conhecimento a lição inesquecível de Pedroto, motivado pelo forte pragmatismo de Pinto da Costa. Pragmatismo e um ardente amor ao F.C.Porto.
Manuel Sérgio é Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ler Mais
Notícias Relacionadas
18:18
-
15-01-2015
O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)
17:57
-
10-01-2015
A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)
00:17
-
07-01-2015
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Ética no Desporto
06-06-2020 21:00
Onde está o Desporto? (artigo de Manuel Sérgio, 341)
Duarte Gomes galardoado
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Ética no Desporto
14-05-2020 08:42
Duarte Gomes galardoado
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Ética no Desporto
20-02-2020 09:35
Inscrições para ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ver todas as notícias
Vídeos
RASHFORD E MAGUIRE EXALTADOS NO MEIO DO NEVOEIRO (VÍDEO)
MANCHESTER UNITED
04-03-2021 12:13
RASHFORD E MAGUIRE EXALTADOS NO MEIO DO NEVOEIRO (VÍDEO)
MANCHESTER UNITED
04-03-2021 12:13
MANCHESTER UNITED
04-03-2021 12:13
RASHFORD E MAGUIRE EXALTADOS NO MEIO DO NEVOEIRO (VÍDEO)
RICARDO RODRIGUES FAZ HOMENAGEM ARREPIANTE A ALEX APOLINÁRIO (VÍDEO)
CAMPEONATO PORTUGAL
04-03-2021 08:48
RICARDO RODRIGUES FAZ HOMENAGEM ARREPIANTE A ALEX APOLINÁRIO (VÍDEO)
CAMPEONATO PORTUGAL
04-03-2021 08:48
CAMPEONATO PORTUGAL
04-03-2021 08:48
RICARDO RODRIGUES FAZ HOMENAGEM ARREPIANTE A ALEX APOLINÁRIO (VÍDEO)
ARSENALISTAS MOSTRAM ENORME FESTA DESDE O BANCO (VÍDEO)
SC BRAGA
04-03-2021 08:27
ARSENALISTAS MOSTRAM ENORME FESTA DESDE O BANCO (VÍDEO)
SC BRAGA
04-03-2021 08:27
SC BRAGA
04-03-2021 08:27
ARSENALISTAS MOSTRAM ENORME FESTA DESDE O BANCO (VÍDEO)
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
AC MILAN
02-03-2021 23:49
AC MILAN
02-03-2021 23:49
ZLATAN JÁ ESTÁ A SER ZLATAN EM SANREMO (VÍDEO)
Últimas Notícias
BENFICA
04-03-2021 23:47
JESUS TAXATIVO SOBRE A MELHOR EQUIPA EM PORTUGAL
BENFICA
04-03-2021 22:57
JESUS DESTACA CHIQUINHO E PEDRINHO
TOTTENHAM
00:23
«DELE ALLI? NÃO FOI UMA PRENDA» (VÍDEO)
ESTADOS UNIDOS
00:12
FREDY MONTERO REGRESSA AO SEATTLE SOUNDERS
ANDEBOL
04-03-2021 21:14
FC PORTO VENCE NA CHAMPIONS NO REGRESSO À COMPETIÇÃO
ANDEBOL
04-03-2021 20:09
FC PORTO CUMPRIU EMOTIVO MINUTO DE SILÊNCIO EM MEMÓRIA DE QUINTANA (VÍDEO)
ANGOCHE
03-03-2021 17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
COVID-19
04-03-2021 15:15
NÚMERO MAIS BAIXO DE MORTES EM QUATRO MESES (28); MENOS DE 400 EM UCI
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
PALMEIRAS
04-03-2021 14:04
ABEL FALA DA FORMAÇÃO E DÁ EXEMPLO DO BENFICA «SEM CRITÉRIO»
TAÇA DE PORTUGAL
04-03-2021 22:02
BENFICA GARANTE PRESENÇA NA FINAL FRENTE AO SC BRAGA
MANCHESTER CITY
04-03-2021 16:34
TITULARIDADE DE BERNARDO SILVA PROVOCOU MAL-ESTAR: «NÃO ENTENDEMOS…»
FC PORTO
03-03-2021 23:18
SÉRGIO CONCEIÇÃO APONTA «CONDICIONANTES» NO JOGO COM SC BRAGA
MANCHESTER UNITED
04-03-2021 15:08
DE GEA FOI DE LICENÇA DURANTE UM MÊS E HENDERSON PODE MOSTRAR-SE FRENTE A CITY E MILAN
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
PALMEIRAS
04-03-2021 14:04
ABEL FALA DA FORMAÇÃO E DÁ EXEMPLO DO BENFICA «SEM CRITÉRIO»
TAÇA DE PORTUGAL
04-03-2021 22:02
BENFICA GARANTE PRESENÇA NA FINAL FRENTE AO SC BRAGA
MANCHESTER CITY
04-03-2021 16:34
TITULARIDADE DE BERNARDO SILVA PROVOCOU MAL-ESTAR: «NÃO ENTENDEMOS…»
FC PORTO
03-03-2021 23:18
SÉRGIO CONCEIÇÃO APONTA «CONDICIONANTES» NO JOGO COM SC BRAGA
MANCHESTER UNITED
04-03-2021 15:08
DE GEA FOI DE LICENÇA DURANTE UM MÊS E HENDERSON PODE MOSTRAR-SE FRENTE A CITY E MILAN
Mundos
COVID-19
04-03-2021 15:15
NÚMERO MAIS BAIXO DE MORTES EM QUATRO MESES (28); MENOS DE 400 EM UCI
África
ANGOCHE
03-03-2021 17:24
ALBANO CARRIGE SUCEDE A DAVIZ SIMANGO NO MUNICIPIO DA BEIRA
Brasil
BRASIL
04-03-2021 23:56
SALGUEIRO DE DANIEL NERI VENCE SPORT RECIFE NO PERNAMBUCANO
FLAMENGO
04-03-2021 16:25
«FANTASMA DE JESUS VAI ASSOMBRAR-NOS DURANTE MUITO TEMPO»