Novos preços duplicam procura por passes na Grande Lisboa

Lisboa 16-09-2019 22:25
Por Redação

Novos preços duplicam procura por passes na Grande Lisboa

 

O novo sistema de passes que entrou em vigor em abril tem feito disparar, nos últimos cinco meses, a procura pelos cartões ‘Lisboa VIVA’, suporte físico necessário para carregar os novos passes ‘Navegante Família.’

 

Depois de em março ter existido um aumento de 36% (em comparação com período homólogo de 2018), em abril a subida chegou aos 172%, em maio aos 146%, em junho aos 100%, em julho aos 126% e em agosto aos 98%.

 

Os números são da Área Metropolitana de Lisboa, que acrescenta que «as adesões não têm parado de subir, com cada vez mais utilizadores frequentes do serviço público de transporte de passageiros».

Sobre os ‘Passes Família’, com descontos extra para agregados familiares e que começaram a ser pedidos a partir do final de julho, a Área Metropolitana de Lisboa detalha que «até 30 de agosto 4076 famílias pediram adesão».

 

Em setembro, 2448 agregados familiares compraram o passe Navegante Família, o que equivale a 7906 passes carregados.
 

Cada família aderente tem, em média, 3,7 membros com passe num total de 15.081 mil beneficiários.

 

A Área Metropolitana de Lisboa considera positivo o número de adesões ao Navegante Família, acrescentando que «os cálculos baseados no número de alojamentos onde atualmente já existem três ou mais pessoas, com idade superior a 14 anos, com passe, indicam que estarão em condições de beneficiar deste passe 21.000 agregados".

«Até 30 de agosto já foram constituídos 4076 agregados, ou seja, 19% dos agregados estimados, o que é um número relevante, tendo em conta, por um lado, que o prazo para requerimento teve início a 22 de julho, e por outro lado que coincidiu com o período de férias de muitas famílias», detalha a entidade responsável pela gestão dos novos passes na Grande Lisboa.

Ler Mais

Últimas Notícias