Equipas do Facebook que combatem ‘fake news’ atentas às legislativas de 6 de outubro

Eleições 11-09-2019 18:20
Por Redação

As equipas da rede social Facebook responsáveis pelo combate à desinformação (‘fake news’) vão estar atentas às eleições «legislativas de 6 de outubro», apesar de não haver uma equipa específica para mitigar o fenómeno durante a campanha.

 

«Temos equipas no Estado da Califórnia, em Nova Iorque, em Washington, em Londres e em Dublin que vão estar atentas às eleições legislativas em Portugal», assegurou o responsável pela secção de Parcerias com Órgãos de Comunicação Social do Facebook na Europa, Médio Oriente e África, Nick Wrenn, durante uma palestra sobre ‘Proteção da Integridade das Eleições no Facebook’, promovida pela empresa tecnológica.

 

No entanto, o responsável explicou que, apesar de haver «muitas equipas que participam [na verificação de conteúdos falsos] em eleições», não há uma específica para combater ‘fake news’ «durante a campanha para as legislativas portuguesas».

 

«Não temos de ter uma equipa baseada em Portugal», explicou, acrescentando, contudo, que apesar de estes funcionários não poderem «estar fisicamente em todas as eleições», há um «modelo global» da rede social para lidar com campanhas eleitorais.

 

De acordo com os dados apresentados durante a palestra, há 30 mil pessoas espalhadas pelo planeta a fazer verificação de desinformação no e para o Facebook, além de serem bloqueadas cerca de um milhão de contas falsas por dia, no momento em que são criadas.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Últimas Notícias