José Cid vai receber Grammy Latino e teve direito a telefonema do Presidente Marcelo

Música 23-08-2019 08:53
Por Redação

José Cid vai receber um Grammy Latino que distingue «Excelência Musical», anunciou a Academia Latina de Gravação, um prémio «concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina», refere um comunicado. A par de Cid, serão também distinguidos Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez.
 

Conhecida a distinção - que Carlos do Carmo já recebeu -, o Presidente da República felicitou pessoalmente José Cid, por chamada telefónica a partir de Lagos. Numa nota do site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa «sublinhou a importância de José Cid no panorama da música nacional e internacional, ao longo de uma brilhante carreira de seis décadas, agora justamente reconhecida».

 

O site da Academia oferece uma biografia do cantor português: «José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo ao estilo original do pop-rock português. Em 1956, o surgimento de sua banda cover Os Babies marcou um momento de “antes e depois” para o pop-rock em Portugal. O seu próximo grupo, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicodélica e lançamentos inovadores, como o enorme sucesso de 1967 "A Lenda De El-Rei D. Sebastião". Continuando como artista solo, em 1978 lançou 10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte, considerado uma obra prima do rock progressivo. Ao atingir um novo estágio de maturidade musical nos anos 1980, Cid transformou seu songbook (cancioneiro) das raízes de Portugal no maravilhoso Fado de Sempre. Com dezenas de sucessos, ele continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns de shows ao vivo.»

 

 

A entrega dos Grammy Latinos decorrerá em Las Vegas, a 14 de novembro.

 

 

Ler Mais

Últimas Notícias