Descodificador da II Guerra será rosto da nova nota de 50 libras

Reino Unido 15-07-2019 13:50
Por Redação

O rosto de Alan Turing, matemático foi um pioneiro da ciência dos pré-computadores e decifrou códigos alemães durante a Segunda Guerra vai aparecer na nova nota de 50 libras do Banco da Inglaterra, de acordo com os resultados de uma consulta popular.

 

Apesar do sucesso como decifrador de códigos - nomeadamente da famosa máquina alemã conhecida como Enigma, a sua vida pessoal foi trágica, quando em 1952, foi condenado em tribunal por práticas homossexuais e submetido a um processo de castração química. Em 2013, o governo inglês emitiu um perdão oficial póstumo, e o Banco de Inglaterra reconhece a sua importância e impacto na ciência e na sociedade. «Alan Turing era um matemático excepcional, cujo trabalho tem um impacto enorme na forma como vivemos hoje», afirmou Mark Carney, diretor do Banco da Inglaterra.

 

«É uma homenagem pelo trabalho que executou durante a Segunda Guerra, quando conseguiu descobrir a lógica da criptografia dos inimigos e deu uma ajuda vital aos Aliados, que derrotaram os países do Eixo», completou. Turing foi escolhido entre vários candidatos, onde estava também o físico Stephen Hawking.

 

A vida de Turing foi retratada em 2015 em filme, sendo interpretado pelo ator Benjamin Cumberbatch:

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais

Últimas Notícias