Saída da China abre a porta à entrada de Portugal no Mundial de 2021

Fórmula 1 09-01-2021 19:46
Por José Caetano

O Mundial de 2021 tem arranque programado para 21 de março, em Melbourne, mas os promotores do grande prémio informaram a Fórmula 1 da impossibilidade de realizarem a corrida naquela data, devido às restrições impostas na Austrália para o controlo da pandemia da COVID-19! E, agora, precisamente pelas mesmas razões, Shanghai disse-se indisponível para organizar o Grande Prémio da China a 11 de abril.

 

Hoje, de acordo com vários órgãos de comunicação social especializados internacionais, que citam fontes da Fórmula 1, soube-se que há plano para o anúncio de calendário novo, que mantém o número recorde de grandes prémios programado para 2021 (23) e inclui duas corridas realizadas em 2020 que não figuravam nos planos iniciais para a próxima temporada: Portugal (Portimão) e Emília-Romanha (Imola).

 

«Estamos em contacto permanente com a Fórmula 1 e é improvável organizarmos o Grande Prémio da China na primeira metade do ano. Pretendemos realizá-la no segundo semestre e comunicámo-lo oficialmente à organização do campeonato», disse Yibin Yang, o diretor do promotor da corrida (Juss Event). «Anunciámos calendário com 23 corridas e estamos comprometidos com esse número», disse porta-voz da Fórmula 1. «Provámos em 2020 que podíamos realizar o Mundial de forma segura e mantemos os planos e os procedimentos para iniciarmos a temporada em março», concluiu.

 

De acordo com as mesmas fontes, no calendário novo, Mundial com início apenas a 28 de março, em Sakhir, no Bahrain, pista que também substituirá Barcelona nos habituais testes de pré-temporada. Portimão receberá a segunda corrida do campeonato e a primeira na Europa, a 11 de abril, e Imola organizará a 2.ª edição do Grande Prémio da Emília-Romanha a 25 de abril, que substituirá a corrida programada para Hanói, no Vietname, que não pode organizar-se em 2020 e ficou de fora dos planos da Fórmula 1 para 2021, devido a problemas políticos.

 

Calendário provável do Mundial de 2021:

28 de março: Bahrain (Sakhir)

11 de abril: Portugal (Portimão)

25 de abril: Emília-Romanha (Imola)

9 de maio: Espanha (Barcelona)

23 de maio: Mónaco (Monte Carlo)

6 de junho: Azerbaijão (Baku)

13 de junho: Canadá (Montreal)

27 de junho: França (Le Castellet)

4 de julho: Áustria (Spielberg)

18 de julho: Grã-Bretanha (Silverstone)

1 de agosto: Hungria (Budapeste)

29 de agosto: Bélgica (Spa-Francorchamps)

5 de setembro: Países Baixos (Zandvoort)

12 de setembro: Itália (Monza)

26 de setembro: Rússia (Sochi)

3 de outubro: Singapura (Marina Bay)

10 de outubro: Japão (Suzuka)

24 de outubro: EUA (Austin)

31 de outubro: México (Cidade do México)

14 de novembro: Brasil (São Paulo)

28 de novembro: Arábia Saudita (Jeddah)

5 de dezembro: Abu Dhabi (Yas Marina)

Ler Mais
Comentários (4)

Últimas Notícias