O desporto na Bíblia (artigo Vítor Rosa, 216)

Espaço Universidade O desporto na Bíblia (artigo Vítor Rosa, 216)

ESPAÇO UNIVERSIDADE04.01.202323:16

No seu livro “Ce que dit la Bible sur le sport” (Nouvelle Cité, 2020), François-Xavier Amherdt (teólogo, professor universitário e árbitro de futebol), partilha a sua paixão pelas atividades desportivas e aborda o assunto do ponto de vista da Bíblia. O autor evoca os laços entre a Santa Escritura e o desporto. François-Xavier tece, de forma muito hábil, as palavras de Jesus Cristo, os escritos de São Paulo e a fé cristã, lembrando como as Igrejas estiveram muitas vezes ao lado dos atletas. Em declarações, o autor diz: “como o fenómeno desportivo não pode levar à salvação do homem, eu tento colocá-lo em contraposição com a fé cristã”. Recorre, no seu texto, à leitura do Livro de Isaías, onde é referido “Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número” ou, por exemplo, à parábola de Mateus (21:31), “muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”.
 

No fundo, o que pretende demonstrar é que as interpretações desportivas podem valer tanto como as pastorais. O desporto é o reflexo da sociedade, por isso, não é melhor nem pior. É necessário praticar a competição sem dopagem, sem nacionalismos exacerbados, no respeito por si próprio e pelos adversários, em profunda honestidade, e prazer e gosto do jogo. “As grandes questões éticas, morais e humanas que pontuam a mensagem das Escrituras estão também no centro das competições desportivas”, sublinha o autor. François-Xavier Amherdt testemunha também que muitos jogadores de futebol têm dado, nos últimos anos, o seu testemunho de fé, referindo como a qualidade da sua relação com Deus e com os outros lhes deu a força e a concentração de que precisavam e podiam dar sentido à sua profissão como desportistas, para além de sucessos ou fracassos.
 

Um livro que merece ser lido.

Vítor Rosa

Sociólogo, Pós-Doutorado em Sociologia e em Ciências do Desporto, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática.