Lothar Matthaus, ex-estrela da seleção alemã e do Bayern Munique, campeão da Europa (1980) e do Mundo (1990) pela Mannschaft, considerado um dos melhores médios de todos os tempos, analisou a prestação de Cristiano Ronaldo num podcast do jornal germânico Bild.
«Com o seu ego, Ronaldo prejudicou a equipa e a si mesmo. Não há dúvidas de que ele foi um grande jogador e um finalizador de máximo nível. Mas, agora, ele prejudicou o seu legado. É difícil, para mim, pensar que ele pode encontrar um lugar numa equipa. De alguma forma, Ronaldo faz-me sentir pena dele», declarou o antigo capitão da seleção alemã e do colosso da Baviera.
Aliás, Lothar Matthaus, não tem dúvidas: ««Foi o maior fracasso do Mundial, muito ao contrário de Messi.»
O lendário médio alemão foi, de resto, altamente elogioso para com o génio argentino, sem meias-palavras, como, de resto, é apanágio do Bola de Ouro em 1990: «É o grande vencedor. Merece isto, porque deu, a mim, e todos os adeptos de futebol, uma grande alegria, com as suas qualidades e a sua maneira de jogar. E fez isso durante 17 ou 18 anos. Para mim, Messi é o jogador do milénio.»