Países Baixos e Bélgica vencem e jogam ‘final’ no domingo: as contas do grupo

LIGA DAS NAÇÕES 22-09-22 10:18
Por Redação

Países Baixos ou Bélgica, um deles vai estar na ‘Final Four’ da Liga das Nações. As duas seleções venceram os respetivos jogos da 5.ª jornada, estão separadas por três pontos e vão discutir o primeiro lugar do Grupo A da Liga A no domingo, quando se defrontarem na Johan Cruyff Arena, em Amesterdão.

Mas atenção, clara vantagem nas contas para os Países Baixos, além de jogarem em casa, uma vez que têm mais três pontos e venceram por 4-1 em Bruxelas em junho. Ou seja, aos Países Baixos basta um empate mas também serve uma derrota até dois golos. Ou seja, para a Bélgica passar tem de vencer por três golos, para ‘anular’ a derrota na ‘primeira volta’, ficando aí em vantagem na diferença de golos entre todas as equipas do grupo, que é o 5.º critério de desempate e o seguinte a aplicar-se neste caso.

Depois das contas, vamos aos dados dos jogos desta quinta-feira. Os Países Baixos venceram por 2-0 na Polónia (com quatro pontos, os polacos ainda tinham uma réstia de esperança matemática…), com golos de Gakpo (13’) e Bergwijn (60’) em dois lances coletivos bem desenhados – apesar da contrariedade de ter perdido Koopmeiners logo nos primeiros minutos, já teve de ser substituído devido a uma cotovelada).

Quanto à Bélgica, com o ex-Benfica Vertonghen a titular, bateu em casa o País de Gales, por 2-1, marcaram De Bruyne (10’, assistido por Batshuayi) e Batshuayi (37’, assistido por De Bruyne), tendo reduzido Kieffer Moore para os galeses (50’).

Uma nota final para a expulsão do treinador da Bélgica, Roberto Martínez, já após o apito final.