Depois de duas temporadas sem atribuição do título devido à pandemia de Covid-19, o Benfica consagrou-se, este sábado, como campeão nacional de juniores, juntando este título à Youth League.
Foi um final de campeonato verdadeiramente dramático, com o Benfica e FC Porto a chegarem a esta última jornada em igualdade pontual, com vantagem dos encarnados devido à melhor diferença de golos. E foi mesmo pelo critério dos golos que os encarnados chegaram ao 25.º título de juniores, contra 23 do FC Porto e 17 do Sporting.
No Olival, o FC Porto recebeu e bateu o Estoril, por 6-0, e durante largo período de tempo da segunda parte foi campeão de forma virtual, uma vez que o Benfica não conseguia sair do nulo frente ao SC Braga.
No Seixal, a equipa de Luís Araújo só conseguiu chegar à vantagem aos 87 minutos, por Iuri Moreira, aumentada pelo mesmo jogador aos 89’. Aos 90+5’, Franculino Djú fechou o resultado em 3-0 e permitiu à equipa da Luz abrir o champanhe.
No Olival, o FC Porto esmagou o Estoril, por 6-0, com a meia dúzia de golos a aparecer na segunda parte, por Rui Monteiro (2), Tiago Antunes, Giorgi Abuashvili, Jorge Meireles e Serif Nhaga, frente a um Estoril que jogou reduzido a 10 desde os 59 minutos, por expulsão de Rodrigo Ribeiro. Após o 5-0 de Serif Nhaga, já nos descontos, o FC Porto voltou para o primeiro lugar de forma virtual mas o 2-0 do Benfica, por Diego Moreira, logo de seguida, deitou por terra o sonho azul e branco.
Feitas as contas, Benfica e FC Porto terminam a fase de apuramento de campeão com 33 pontos, mas com vantagem das águias na diferença de golos (+21 contra +20 do FC Porto).
O FILME DOS JOGOS:
ACABOU! O BENFICA É CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES!
90+5': 3-0 PARA O BENFICA POR FRANCULINO DJÚ!
90+4': FC PORTO FAZ O 6-0 POR RUI MONTEIRO!
89': BENFICA FAZ O 2-0! MINUTOS FINAIS DE LOUCOS! BISOU IURI MOREIRA.
88': GOLO DO FC PORTO, 5-0!
87': GOLO DO BENFICA! 1-0, POR IURI MOREIRA!
82': Jorge Meireles faz o 4-0 para o FC Porto!
72': 3-0 para o FC Porto, marca Giorgi Abuashvili!
70': 0-0 no Seixal, o Benfica está obrigado a ganhar se quiser evitar o título do FC Porto.
64': 2-0 para o FC Porto, golo de Tiago Antunes, aproveitando um erro infantil do Estoril na defesa.
59': Estoril reduzido a 10 por duplo amarelo ao defesa Rodrigo Ribeiro.
59': Mantém-se o nulo no Seixal entre Benfica e SC Braga.
46': GOLO DO FC PORTO! Logo aos 25 segundos da segunda parte, Rui Monteiro é lançado pela esquerda e abre o marcador. Dragões campeões nesta altura...
46': Rola a bola para aos segundos 45 minutos.
45': Intervalo e sem golos nos dois jogos.
20': Tudo igual nos dois campos. O FC Porto já dispôs de excelentes ocasiões para abrir o marcador, inclusive com bolas nos ferros.
7': FC Porto mais dominador e com grande oportunidade, valendo uma excelente defesa de Diogo Dias a impedir o golo.
17h: COMEÇAM OS JOGOS!
João Félix, antigo jogador do Benfica, está no Benfica Campus a assistir ao jogo com o SC Braga e a apoiar o irmão, Hugo.
Onze do FC Porto: Angel González, Bernardo Ferreira, David Vinhas, Gabriel Brás, Leandro Dias, António Ribeiro, Rui Monteiro, Tiago Antunes, Jorge Meireles, Bruno Pires e Umaro Candé
Onze do Estoril: Diogo Dias, Rodrigo Ribeiro, Diogo Brazido, Tiago Parente, Rodrigo Conceição, João Batista, Gabriel Tavares, Miguel Duarte, Afonso Conde, João Felício e Rodrigo Martins
Onze do Benfica: André Gomes, Guilherme Montoia, José Muller, António Silva e Diogo Spencer; Nuno Félix, Diogo Prioste e Hugo Félix; Pedro Santos, João Resende e Diego Moreira