Portugal goleou Bulgária no caminho para o Mundial

FUTEBOL FEMININO 26-10-21 6:2
Por Eduardo Pedrosa Marques

Vitória inquestionável da Seleção Nacional na Bulgária. A goleada foi construída com golos de Ivanova (na própria baliza), Jéssica Silva, Diana Silva, Diana Gomes e Carole Costa (de penálti), e permite a Portugal chegar aos 10 pontos e manter-se no 2.º lugar do grupo H da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, apenas atrás da Alemanha, que lidera, com 12 pontos.Os próximos compromissos da equipa das quinas estão agendados para novembro, com dois jogos em casa: Israel (dia 25) e Alemanha (dia 30).Recorde o filme do jogo:

Final da partida: Bulgária 0 Portugal 5.

 

90+3 minutos: Fátima Pinto, à entrada da área, remata forte, mas à figura de Shahanska.

Foram concedidos mais quatro minutos de tempo adicional mínimo.

89 minutos: cruzamento da esquerda de Carole Costa e Diana Silva, de calcanhar (!), permite uma grande defesa a Shahanska.

82 minutos: saem Gotseva e Aleksandrova, entram Atanasova e Koshuleva.

78 minutos: Dimitrova é expulsa por acumulação de amarelos, depois de cometer uma falta dura sobre Jéssica Silva.

76 minutos: Golo de Portugal! Carole Costa, na transformação do pontapé de penálti, aumenta para 0-5.

75 minutos: penálti para Portugal. Boycheva derruba Francisca Nazareth, dentro da área, e Alina Pesu aponta automaticamente para a marca dos 11 metros.

74 minutos: sai Georgieva, entra Zheleva.

73 minutos: sai Dolores Silva, entra Fátima Pinto.

70 minutos: Golo de Portugal! Canto da direita de Suzane Pires e Diana Gomes, com o joelho, faz 0-4.

70 minutos: cruzamento da direita de Jéssica Silva e remate de Francisca Nazareth para grande defesa de Shahanska, para canto.

68 minutos: saem Diana Silva e Andreia Jacinto, entram Carolina Mendes e Suzane Pires.

66 minutos: cartão amarelo para Pencheva.

 

62 minutos: saem Dinieva e Penkova, entram Pencheva e Atanasova.

58 minutos: saem Catarina Amado e Andreia Faria, entram Tatiana Pinto e Francisca Nazareth.

57 minutos: Golo de Portugal! Erro de Razhgeva e Diana Silva, à entrada da pequena área, remata para o 0-3.

52 minutos: cruzamento da direita de Ana Borges e Diana Silva, depois de fugir à marcação contrária, remata à figura de Shahanska.

Início da segunda parte. 

Intervalo. Portugal vai vencendo a Bulgária, por 2-0, fruto dos golos de Ivanova (na própria baliza) e de Jéssica Silva. Num jogo de sentido único - apenas por uma vez a defensiva lusa foi colocada à prova, mas Alícia Correia resolveu a questão (Inês Pereira ainda não fez uma defesa e tem sido mera espectadora) -, a equipa das quinas tem praticado um futebol bastante agradável, jogando de pé para pé e explorando os dois flancos, sendo que, dessa largura, têm surgido várias situações de perigo para a baliza contrária. Diga-se, em abono da verdade, que as comandadas de Francisco Neto até podiam ter uma vantagem mais confortável no marcador. Com esta vitória parcial, Portugal mantém-se no 2.º lugar do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, apenas atrás da Alemanha, que já esta tarde goleou Israel (7-0) e mantém os dois pontos de vantagem com que entrou para esta jornada. 

45+2 minutos: Carole Costa, de livre direto, remata colocado, mas a bola sai ligeiramente por cima da barra da baliza da Bulgária.

 

45+1 minutos: cartão amarelo para Dimitrova, por falta sobre Andreia Faria, à entrada da área.

38 minutos: excelente cruzamento da direita de Jéssica Silva e Diana Silva, no centro da área, perante a má saída da guarda-redes búlgara, cabeceia ligeiramente por cima da barra.

31 minutos: Jéssica Silva foi derrubada por Ivanova, junto à linha lateral da grande área, Alina Pesu apontou, numa primeira instância, para a marca de penálti, mas, pouco depois, reverteu a sua própria decisão e acabou por indicar um livre a favor de Portugal.

29 minutos: canto da esquerda de Ana Borges e cabeceamento de Diana Gomes, na marca de penálti, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Shahanska. 

24 minutos: primeira aparição ofensiva da Bulgária, com um cruzamento da esquerda de Aleksandrova, mas Alícia Correia, bem posicionada, no centro da pequena área, evitou males maiores para a baliza de Inês Pereira.

23 minutos: Dolores Silva remata forte, de longe, mas a bola sai por cima da baliza da Bulgária.

 

Cumprido o primeiro quarto de hora, Portugal tem já uma vantagem de dois golos (Ivanova, na própria baliza, e Jéssica Silva) e controla a partida. Além do maior pendor ofensivo, as comandadas de Francisco Neto estão também muito reativas à perda da bola e, com isso, não permitem grandes veleidades ao conjunto búlgaro.

15 minutos: excelente passe de Ana Borges para Diana Silva que, já dentro da grande área, remata para bela defesa de Shahanska.

4 minutos: Golo de Portugal! Mais um cruzamento da direita, desta vez de Diana Silva, e Jéssica Silva, no centro da pequena área, encosta para o 0-2.

3 minutos: Golo de Portugal! Cruzamento da direita de Ana Borges e Ivanova desvia para a própria baliza. 0-1.

Início da partida.

Onze de Portugal: Inês Pereira; Catarina Amado, Diana Gomes, Carole Costa, Alícia Correia, Andreia Faria, Dolores Silva, Andreia Jacinto, Ana Borges, Diana Silva e Jéssica Silva.

Onze da Bulgária: Shahanska; Ivanova, Boycheva, Dimitrova, Razhgeva, Gotseva, Georgieva, Dinieva, Penkova, Petkova e Alenksandrova.

Árbitro: Alina Pesu (Roménia)

Assistentes: Petruta Iugulescu e D. Constantinescu

4.º Árbitro: Roxana Recorean

A Seleção Nacional feminina defronta esta tarde, em Plovdiv, a Bulgária, a contar para a quarta jornada do Grupo H de apuramento para o Mundial-2023.

Recorde-se que apesar de a equipa búlgara estar em último lugar do grupo e ainda sem qualquer ponto conquistado, o selecionador Francisco Neto rejeitou qualquer favoritismo por parte da equipa das quinas, que segue em segundo lugar atrás da Alemanha.