Paulinho lança candidatura a melhor marcador da Liga

SC BRAGA 12-07-20 9:38
Por Pedro Barros

Paulinho já fez questão de sublinhar que o desafio, quando entra em campo, é só um: ajudar o SC Braga a assegurar o terceiro lugar da Liga e, como consequência da ultrapassagem ao Sporting, projetar diretamente o emblema minhoto para o mediático cenário da fase de grupos da Liga Europa na próxima época.

A mensagem do avançado foi esclarecedora no final da partida com o Paços de Ferreira, que os bracarenses venceram, por 5-1, com o jogador português a ser o autor dos três primeiros golos e a cravar a sua marca no quarto, através de uma sublime assistência para Ricardo Horta. Paulinho tinha acabado de assinar um dos momentos mais felizes da sua vida de futebolista - o primeiro hat-trick da carreira -, contudo, acentuou a sua missão em benefício do coletivo.

Mas alguns dos números são exclusivamente respeitantes ao atacante natural de Barcelos, apesar do importante contributo dos companheiros e da leitura que deles se faça não conseguirá escapar. Desde logo, Paulinho libertou-se da companhia de Taremi (Rio Ave) na lista de melhores marcadores da competição e juntou-se a Pizzi no segundo lugar, com 17 golos, ameaçando a liderança do brasileiro Vinícius, também do Benfica, que soma 18 tentos marcados. O hat-trick de Paços de Ferreira relançou a candidatura do atacante dos minhotos à conquista da Bola de Prata, troféu que passou pela última vez pelas mãos de um português em 1995/1996. Foi Domingos Paciência a alcançar esse feito, pelo FC Porto. Desde então, já outros futebolistas nascidos em Portugal e com presença integral na área tentaram levar para casa a valiosa distinção, mas sem sucesso, casos de Nuno Gomes, João Tomás e André Silva.

Só as duas empreitadas já apresentadas seriam motivo mais do que suficiente para Paulinho se lançar ferozmente às redes contrárias nos jogos que se aproximam, frente a Belenenses, Tondela e FC Porto, na expectativa de obrigar a escrever novas páginas da história do futebol português.

Leia o artigo completo na edição impressa ou digital de A BOLA.