Exclusivo: Sporting deixou escapar Ansu Fati, a nova estrela do Barcelona

SPORTING 21-09-19 11:38
Por Pedro Cadima

É o fenómeno do momento à escala mundial. O nome de Ansu Fati já percorreu o globo, continente a continente, terra a terra, campo a campo, de adepto em adepto, desencadeando um incrível rasto de curiosidade e falatório de gente ilustre.

O mais fascinante é que Ansu Fati era um perfeito desconhecido do grande público até 24 de julho, quando assinou o primeiro contrato profissional com o Barcelona. E agora o mais sensacional: antes desse dia, o pai do jogador, Bori Fati, esteve em Alcochete a procurar estabelecer a mudança de Ansu de La Masia para a famosa Academia do Sporting.

Só não gostou do que foi proposto, recebendo depois do esforço de uma viagem e de uma conversa a garantia que o filho só iria caber nos juvenis, quando o Barcelona o dava como certo na equipa B.

«Fui contactado por um amigo ligado ao Sporting, o Rui Casteleiro, para colocar lá o Ansu. Ele foi até hoje a única pessoa em Portugal que se mexeu a sério. Vim a Alcochete no Verão para perceber essa possibilidade, sentei-me com um dirigente, era para ser o Vidigal, acabou por não ser, mas depois fiquei meio de boca aberta quando me disse que o queriam inscrever nos juvenis. Ouvi-o 20 minutos, a minha reação foi de achar que estavam a brincar comigo, disse-lhe que o Barcelona garantia a equipa B e que não fazia sentido ter vindo de propósito de Espanha, de avião, para ouvir esta proposta. Achei que era brincadeira, fui embora e nunca mais se falou no Sporting», conta Bori Fati a A BOLA, deixando, porém, uma certeza.

«Naturalmente pouco depois surgiu a assinatura do contrato com o Barcelona, mas posso garantir que se o Sporting lhe tivesse dado uma boa posição, falado da equipa B, ficava em Portugal. O dinheiro nunca teria peso. Ele é juvenil mas com futebol maior. Quem falou comigo não percebeu isso, eu paguei avião apenas para conhecer a cidade desportiva do clube», relata Bori Fati.

Saiba todos os pormenores na edição digital ou na edição impressa de A BOLA deste sábado