País vive «melhor ciclo desportivo dos últimos anos», diz Presidente da República

MOÇAMBIQUE 09-08-19 10:49
Por António Mavila, Beira

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o desporto moçambicano está a cada ano que passa a conhecer melhorias, razão pela qual sempre mereceu atenção do seu executivo.

«Este foi o melhor ciclo desportivo que o país viveu nos últimos anos», disse ao fazer um balanço dos resultados desportivos alcançados pelo país no período que vai de 2015 a Julho de 2019.

Filipe Nyusi, que esta sexta-feira orienta as cerimonias da abertura do 19ª Festival Nacional dos Jogos Escolares na província de Manica, recordou que durante a sua investidura como chefe do Estado deixou garantias que o desporto seria uma das apostas na sua governação preste a terminar.

«Aquilo que dizíamos na nossa investidura que seria um ciclo do desporto, os números falam, foi o melhor ciclo nos resultados desportivos que o país alcançou nos úlimos tempos, nos eventos desportivos internacionais conquistamos 592 medalhas, sendo 204 de ouro, 180 de prata e 209 de bronze, em varias modalidades», disse Filipe Nyusi.

As conquistas dos títulos de tri-campeão Mundial de salto a corda, na especialidade de rope skipping, o título de bi-Campeões Africanos de vela e canoagem e o bi-campeão de África em vólei de Praia em juniores em masculinos e femininos, as medalhas de ouro em Tang So Do, a conquista da Taça Intercontinental de Hóquei em Patins modalidade onde a selecção de juniores conquistou a terceira posição na sua estreia no Mundial da modalidade mereceram destaque particular por parte do Presidente da República. 

Nyusi garante que o seu executivo vai continuar a privilegiar a realização dos jogos escolares com objectivo de se descobrir novos talentos e chama atenção aos agentes desportivos para estarem atentos neste tipo de eventos.