Roubo de milhões à moda de «Casa de Papel» na Casa da Moeda mexicana

MÉXICO 07-08-19 12:12
Por Redação

Homens armados invadiram uma fábrica de moedas do governo mexicano esta terça-feira e conseguiram roubar mais de 50 milhões de pesos, mais de dois milhões de euros, em moedas de ouro de um cofre que havia sido deixado aberto, disseram autoridades de segurança.

Um dos ladrões encheu uma mochila com 1.567 moedas de ouro. As moedas, conhecidas como centenários, têm um valor nominal de 50 pesos, mas são negociadas por 31.500 pesos. Foi cunhada pela primeira vez em 1921 para comemorar o centésimo aniversário da independência mexicana da Espanha.

O secretário de Estado da Segurança do México, Jesus Orta, não conseguiu fugir às comparações à série espanhola «La Casa de Papel», em que um grupo armado consegue barricar-se na casa da moeda de Espanha e imprimir dinheiro.

«Pelo menos três pessoas, com armas de fogo, entraram, por volta das 10 horas locais no edifício que guarda moedas de ouro, mas não imprime notas», referiu. Os assaltantes desarmaram o segurança do acesso ao cofre e retiraram cerca de 1.500 moedas de ouro e relógios comemorativos.