Obra da família Pimentel contada em livro

Moçambique 17-08-2019 09:44
Por Álvaro da Costa, Maputo

Os feitos da Família Pimentel, cuja história está intrinsicamente ligada ao hóquei em patins em Moçambique, pode agora ser conhecida, mais ao pormenor, através de um livro de 229 páginas.

 

Com o título Os Pimentel : um caso de reinvenção do hóquei em patins em Moçambique , a obra retrata através de depoimentos de figuras, como é o caso de Hermenegildo Gamito, presidente honorário da Federação Moçambicana de Patinagem-(FMP),  a paixão dos Pimentéis pa modalidade, uma ligação que remonta aos anos 1940. 

 

A obra é uma homenagem da Universidade Eduardo Mondlane, que ao longo dos anos tem distinguido figuras coletivas e individuais pelo contributo prestado para o desenvolvimento do país e difusão do bom-nome de Moçambique ao nível regional e internacional.

 

Dos vários hoquistas da família Pimentel  há a destacar os nomes de Pedro Pimentel, e Bruno Pimentel, visto que foram os que mais se evidenciaram, tendo sido inclusive capitães da seleção moçambicana David Pimentel. Jojó Pimentel e David Pimentel também representaram o país. 

 

Mais recentemente no Campeonato do Mundo de Patinagem em Barcelona três hoquistas da família estiveram em ação, nomeadamente Kevin Pimentel (jogou pelos seniores) e Diego Pimentel e Pedro Pimentel Jr , em representação da seleção sub-19, o que espelha bem a tradição e a entrega que tem pelo hóquei em patins. 

 

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais

Últimas Notícias