Costa do Sol de Horácio Gonçalves é campeão de Inverno

Moçambique 12-08-2019 13:32
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Depois de se ter agigantado na ronda transacta, roubando protagonismo ao Ferroviário da Beira, então líder, e à União Desportiva do Songo, o Costa do Sol, sob o comando do português português Horácio Gonçalves, fechou em grande a primeira volta do Campeonato Moçambicano de Futebol da 1ª Divisão.
 

A formação treinada pelo português derrotou, este domingo, o aflito Ferroviário de Nampula por 2-1, na 15.ª jornada, concluindo a etapa inicial do Moçambola na primeira posição com 28 pontos.
 

A despeito do indiscutível mérito, tendo em conta que a equipa, para além te ter comandado a prova em várias ocasiões, sempre esteve entre os três primeiros classificados, o técnico Horácio Gonçalves prefere não embandeirar em arco, afirmando que o melhor momento para os festejos será, realmente, no final do campeonato, quando os canarinhos concretizarem o seu objectivo de conquistar o ceptro.
 

Diante do Ferroviário de Nampula, conjunto recheado de belíssimos executantes, porém, a soçobrar neste campeonato, o Costa do Sol foi dono e senhor dos acontecimentos durante a primeira parte, chegando ao intervalo a vencer com dois golos de Isac. Na etapa complementar, os nortenhos acordaram, pressionaram, mas só conseguiram reduzir a desvantagem já perto do final, por Belito.
 

Grande jogo de futebol, na Matola!

Desportivo e Liga Desportiva, ambos de Maputo, protagonizaram um grande espectáculo, um verdadeiro hino ao futebol, com os alvi-negros a ganharem por 3-2. Uma vitória que veio, uma vez mais, vincar o excelente momento de forma atravessado pela turma de Artur Semedo, após começo titubeante no campeonato.
 

Na Beira, o caldeirão do Chiveve festejou o triunfo do Ferroviário, por 1-0, na recepção ao homónimo de Nacala, enquanto, na pedreira da Bela Vista, o Desportivo de Nacala derrotava o Têxtil do Púnguè por 3-1. Já no canavial de Xinavane, o Incomáti, apesar da greve dos seus jogadores, logrou vencer o sensacional Textáfrica do Chimoio por uma bola sem resposta.
 

Esta 15.ª e última jornada da primeira volta do Moçambola, que teve início sábado com a vitória do Ferroviário de Maputo sobre o Maxaquene por 3-1, sufocando ainda mais os tricolores, na zona da despromoção, conheceu o adiamento da partida entre União Desportiva do Songo e Clube do Chibuto, devido à participação do campeão nas Afrotaças.

 

Resultados da jornada:

Costa do Sol-Ferroviário de Nampula                                    2-1

Desportivo de Maputo-Liga Desportiva                                 3-2

Ferroviário da Beira-Ferroviário de Nacala                           1-0

Ferroviário de Maputo-Maxaquene                                        3-1

Incomáti de Xinavane-Textáfrica do Chimoio                       1-0

ENH de Vilankulo-Baía de Pemba                                         1-0

Desportivo de Nacala-Têxtil do Púnguè                                 3-1

UD Songo-Clube do Chibuto                                                 (adiado)
 

Classificação: Costa do Sol 28 pontos, Ferroviário da Beira 27, Desportivo de Maputo 24, Textáfrica do Chimoio 24, UD Songo (menos um jogo) 23, Ferroviário de Maputo 23, Clube do Chibuto (menos um jogo) 22, Ferroviário de Nacala 22, Desportivo de Nacala 22, ENH de Vilankulo 21, Liga Desportiva de Maputo 22, Incomáti de Xinavane 22, Maxaquene 16, Ferroviário de Nampula 11, Baía de Pemba 11 e Têxtil do Púnguè 8 pontos.

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais

Últimas Notícias

Mundos