Festa de Portugal em Maputo ao ritmo da música e gastronomia portuguesa

Moçambique 11-06-2019 12:40
Por Álvaro da Costa, Maputo

A festa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que esta segunda feira (10 de junho), se assinala, foi celebrada sábado na cidade de Maputo, mais concretamente na Escola Portuguesa. 

 

Como não podia deixar de ser a efeméride foi comemorada bem à moda portuguesa. Milhares de pessoas, na maior parte de nacionalidade portuguesa, algumas das quais a residirem em Moçambique há mais de 30 anos, sentiram-se durante 6 horas como se estivessem em Portugal. 

 

Ao som da música tradicional portuguesa, trazida pela Brigada Victor Jarra, uma banda de Coimbra com mais de 40 anos de existência. Foi um momento em que os mais velhos recuaram no tempo e não resisitiram a um pé de dança.

 

Além da música, a gastronomia também esteve bem presente. O bacalhau, Leitão, b assado e bifanas foram algumas das comidas mais solicitadas numa tarde ensolarada e de muita alegria.

 

A arte também teve o seu espaço. Artistas da Escola Portuguesa exibiram os seus trabalhos, que desde o dia 7 estão em exposição no Centro Cultural Português em Maputo.

 

Refira-se que a festa, como tem sido norma, é organizada pela Comissão Organizadora de Eventos da Comunidade Portuguesa.

 

 

Ler Mais

Últimas Notícias