Presidente da República de Portugal, reconhece papel da mulher Moçambicana na mudança do mundo

Moçambique 08-11-2018 10:15
Por António Mavila (Maputo)

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu 31 jovens moçambicanas da Girl Move Academy que estiveram em Portugal a fazer estágios de vida. O Chefe de Estado português recebeu as jovens no Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República.

 

Durante o encontro, o Presidente da República de Portugal deixou uma mensagem inspiradora destacando a responsabilidade que cada uma das Girl Movers tem em Moçambique e da importância da mulher moçambicana na mudança e desenvolvimento positivo e sustentável do mundo.

 

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu atentamente os testemunhos das Girl Movers que agora regressam a Moçambique. Estas futuras líderes moçambicanas tiveram assim a oportunidade de dar o seu testemunho e de cada uma explicar de que forma os Estágios de Vida em Portugal estão a ser importantes para concretizarem o seu plano de carreira com impacto em Moçambique.

 

Durante dois meses, estas Girl Movers estiveram em Portugal a realizar estágios em grandes empresas e organizações de inovação social. Ganharam mundo mas levaram também mundo até Portugal, numa

permuta de competências e vivências sociais e intelectuais valiosas, como é o caso dos planos de impacto que algumas das empresas onde estagiaram estão já a desenvolver, fruto desta parceria com a Girl Move Academy.

 

As jovens tiveram ainda a oportunidade de realizar actividades em projectos sociais, formação em contexto laboral, acções de ‘coaching’ e de liderança.

 

Antes de irem para Portugal, as 31 jovens, licenciadas pelas melhores universidades de Moçambique, frequentaram durante 1 ano, em Nampula, a 3ª edição do Programa Change, da Girl Move Academy. Um programa Avançado de Liderança e Empreendedorismo Social que está a formar uma nova geração de líderes no feminino e que ambiciona contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.

 

O encontro com o Presidente da República português marcou o fim dos estágios em Portugal, fechando com chave de ouro uma experiência única, tanto do ponto de vista pessoal como do ponto de vista profissional.

 

Em Moçambique, a Girl Move Academy prepara já o arranque da 4ª edição do Change - Programa de

Liderança e Empreendedorismo Social, com início marcado para Janeiro de 2019. As candidaturas para esta nova edição decorreram entre Julho e Outubro e atingiram este ano as 1300 candidaturas.

 

O Programa tem como parceiros de referência a Universidade Lúrio, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica, Universidade Católica de Moçambique e Universidade Politécnica, em Moçambique, e a Universidade Católica Portuguesa e a Nova SBE, em Portugal.

 

Com mais de 45 empresas parceiras, uma rede de mais de 100 empreendedores e organizações sociais inovadoras e em estreita ligação com as entidades públicas Moçambicanas, a Girl Move Academy assume que a mudança se faz através de parcerias fortes.

 

Inspirada pela mulher moçambicana, acredita no poder da liderança no feminino e na mudança que as mulheres poder da liderança no feminino e na mudança que as mulheres podem protagonizar em Moçambique.

Ler Mais

Últimas Notícias