SÁBADO, 25-03-2017, ANO 18, N.º 6265
Sara Rocha
Snooker
Sara Rocha nos oitavos de final dos Europeus de Pool
17:46 - 18-03-2017
A portuguesa Sara Rocha (Académica) garantiu na tarde deste sábado a presença nos oitavos-de-final dos Campeonatos da Europa de Pool na disciplina de Straight Pool (ou 14+1) que se iniciaram neste dia no Palace Hotel dos Salgados, em Albufeira, no Algarve, e vão terminar no dia 28 do corrente mês, com a participação de 175 atletas de 35 países.

A bracarense, medalha de bronze nos Europeus da Áustria-2016, irá disputar o seu duelo dos oitavos quando forem 11 horas de domingo, diante de adversária ainda por apurar, depois de este sábado ter vencido a russa Natalia Sherostan por equilibrados 75-70 nesta disciplina do Pool.

Mas neste primeiro dia de prova nas 24 mesas montadas no Algarve, dedicado aos concursos individuais masculino e feminino de Straight Pool, estiveram em ação já outros oito dos 11 elementos da Seleção, com Vânia Franco (FC Porto) ainda a poder juntar-se a Sara Rocha nos oitavos de final de domingo.

Vânia Franco venceu a espanhola Encarnacion Garcia por 75-40, perdeu com outra jogadora do país vizinho, Silvia Lopez, por 39-70, e irá, a partir das 20 horas, discutir um lugar ao lado de Sara Rocha nos oitavos (que se jogam, todos, às 11 horas de domingo) diante da italiana Silvia Gaudino: a primeira a embolsar 75 bolas, nesta que é a menos praticada disciplina do Pool em Portugal: embolsar 14 bolas, fica uma na mesa e as outras 14 são repostas no triângulo, com a jogadora a não perder a vez enquanto embolsar bolas nos buracos, numa corrida até aos 75 no concurso feminino, e 100 no concurco individual masculino neste Euro.

Rui Edgar Franco já nos 32 melhores

Nestes Europeus individuais e coletivos - masculinos, femininos e desporto adaptado (cadeira de rodas) - também no concurso masculino de Straight Pool a esperança de Portugal continua bem viva.
O sportinguista Rui Edgar Franco já garantiu lugar nos 16avos de final, que se jogam na manhã de domingo, a partir das 9 horas (entrada livre a todos os interessados), duelo para o qual espera igualmente ainda conhecer o seu adversário.

O experiente atleta nacional venceu este sábado o suíço Avgun Karabivk por 100-75, e depois o turco Onur Yildrim, por 100-28. Terminou o dia com a terceira vitória noutros tantos encontros diante do credenciado suíço Ronald Regli, por 100-88, para carimbar o passaporte para os 32 sobreviventes que continuam em prova domingo.

João Grilo, também do Sporting, ainda se lhe pode juntar nos 16avos-de-final. Venceu o checo Jan Meisner por 100-54, mas perdeu por 22-100 diante do russo Evgenii Buslaev. Mas ao bater o norueguês Matias Saetre por expressivos 100-14, recuperou um lugar na corrida aos últimos 32.

Grilo discute com o croata Roberto Bartol, a partir das 17.45 horas, um lugar nos melhores 32 em Straight Pool.

À mesma hora, Samuel Santos (Clube de Bilhar de S. João da Madeira) também tenta o acesso aos últimos 32 diante do cipriota Achilles Pitallis, e Américo Francisco (CF Marecos) defronta o espanhol Juan Carlos Exposito e o madeirense Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva) – também medalha de bronze nos Europeus de 2016, na Áustria - tenta também seguir em prova diante de Fabio Rizzi.
António Barroso

comentários

0
Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter
Faça um comentário (máx: 300)

mais de SNOOKER

Snooker O inglês Peter Lines, de 47 anos, venceu na noite desta sexta-feira o Campeonato Mundial de Seniores, prova reservada a maiores de 40 anos, ao bater o compatriota John Pa
Snooker O único heptacampeão mundial da era moderna do snooker, o escocês Stephen Hendry, que, aos 48 anos, interrompeu a reforma (desde maio de 2012) para voltou a competir, viu

destaques