TERÇA-FEIRA, 30-05-2017, ANO 18, N.º 6331

Não existem notícias com o conteúdo procurado, em alternativa apresentamos as últimas 15 notícias.

Xadas
Portugal vence anfitriões (3-1) e segue para os quartos de final do Mundial
A Seleção Nacional de sub-20 qualificou-se para os quartos de final do Campeonato do Mundo, ao vencer a anfitriã Coreia do Sul, por 3-1. Xadas esteve em destaque, ao marcar dois golos. Portugal abriu o marcador logo aos 10 minutos, num remate à entrada da área do médio do SC Braga. Bruno Costa ampliou o marcador aos 27 minutos. Na segunda parte, Xadas, agora numa jogada individual, fez o 3-0 aos 69 minutos. A Coreia do Sul foi tentando, mas o melhor que conseguiu foi o tento de honra, aos 81 minutos. Portugal fica agora a aguardar por adversário, a definir do encontro entre Arábia Saudita e Uruguai.
Sub-20
13:49 - 30-05-2017
Begovic
Begovic parte para o Bournemouth por 11.5 milhões de euros
O guarda-redes Asmir Begovic vai abandonar o Chelsea para rumar ao Bournemouth por 11.5 milhões de euros, segundo revela a Imprensa inglesa. Depois de uma temporada passada praticamente no banco, por ser o suplente de Thibaut Courtois, Begovic preferiu sair para ter assim a oportunidade de jogar com regularidade.
Chelsea
13:43 - 30-05-2017
Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino
Seleção divulga convocatória para jogos de preparação
Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, divulgou a convocatória para os dois jogos de preparação que a equipa das Quinas vai realizar frente a Gales, dia 8 e 11 de junho. Os destaques na lista de 23 convocadas vão para o regresso da média Cláudia Lima e para a primeira chamada de Joana Marchão. Ambos os jogos servem de preparação para o Campeonato da Europa de futebol feminino, que se vai realizar na Holanda, de 16 de julho a 6 de agosto. Portugal tem estreia marcada frente à Espanha, dia 19 de julho. Lista de Convocadas Guarda-redes: Jamila Martins, Rute Costa e Patrícia Morais; Defesas: Carole Costa, Matilde Fidalgo, Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Diana Gomes e Joana Marchão; Médias: Cláudia Neto, Vanessa Marques, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Dolores Silva e Laura Luís; Avançadas: Ana Leite, Cláudia Lima, Carolina Mendes, Melissa Antunes, Jéssica Silva, Andreia Norton, Diana Silva e Ana Borges.
Futebol Feminino
13:36 - 30-05-2017
Kévin Gameiro pode estar a caminho de Inglaterra
Tottenham disposto a dar 30 milhões por Gameiro
De acordo com a imprensa espanhola, o Tottenham está na disposição de pagar 30 milhões de euros ao Atlético de Madrid, pela contratação do avançado Kévin Gameiro. O clube colchonero está na disposição de vender o jogador, que estará tapado não só por Griezmann, mas também por Lacazette e Diego Costa, avançados que Simeone pretende ver na capital espanhola na próxima temporada. Kévin Gameiro marcou presença em 46 jogos pelo Atlético Madrid esta época, tendo marcado 16 golos.
Atlético Madrid
13:24 - 30-05-2017
«Agora é para o penta!» - Júlio César
Júlio César partiu esta terça-feira de férias, aproveitando para esclarecer as suas palavras após a conquista da Taça de Portugal. O guarda-redes brasileiro tinha falado no fecho de um ciclo, deixando no ar algumas dúvidas em torno da sua continuidade no Benfica. Porém, esta manhã, no aeroporto de Lisboa, referiu: «Faltava aquele troféu para fechar este ciclo em Portugal, com todos os troféus que se podem conquistar aqui.» «Terminar a época ganhando os dois troféus principais do País, é sinal que o Benfica está a fazer um trabalho maravilhoso. Agora é o penta!», atirou ainda Júlio César. O guarda-redes abordou ainda a possibilidade de Ederson rumar ao Manchester City: «Não falei com o Ederson, não sei qual o seu futuro, mas posso dizer que terá um futuro brilhante, assim como outros jogadores que também podem deixar o Benfica.»
Benfica
13:15 - 30-05-2017
Festa da Francesinha no Estádio da Luz
O Estádio da Luz irá receber entre 1 e 4 de junho o tradicional Festival das Francesinha, que normalmente decorria na FIL, mas que este ano será no recinto do Benfica. A entrada é livre e as portas vão estar abertas entre as 12 horas e as 23 horas na Fan Zone do estádio encarnado. Os preços das refeições variam entre os seis euros e os 14 euros. Os sócios do Benfica têm desconto se comprarem as senhas de refeição na Megastore.
Benfica
13:14 - 30-05-2017
Bruma
Bruma à espera de fechar transferência para o Leipzig
O jovem internacional português Bruma vai trocar o Galatasaray pelo Leipzig, segundo classificado da Bundesliga, com entrada direta na Liga dos Campeões. «Já há entendimento entre os dois clubes, o Bruma ainda vai fazer a última jornada do campeonato. Depois, falta os clubes assumirem oficialmente, mas nestes casos é sempre preciso alguma prudência», disse o empresário do jogador, em declarações à Antena 1. Ainda assim, Catió Baldé salienta que será «um salto extraordinário». «Jogar no campeonato alemão vai dar-lhe outro nível», reforçou.
Galatasaray
13:08 - 30-05-2017
James
«James gostaria de ter jogado mais» – Zidane
O treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, sabe perfeitamente que James Rodriguez está insatisfeito por jogar pouco, mas alertou que tem muitas escolhas no plantel. «James está bem, concentrado no que tem de fazer e alegre. Um jogador como James gostaria de ter jogado mais, mas no final tenho que fazer escolhas. É verdade que James foi importante e quando jogou esteve muito bem, mas o problema é que tenho de escolher entre muitos jogadores», afirmou Zidane, em conferência.
Real Madrid
13:05 - 30-05-2017
Ricardo Porém reforçou liderança em Reguengos de Monsaraz
Dominador incontestado da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, Ricardo Porém (Ford Ranger) reforçou a liderança do Nacional de Todo-o-Terreno em Reguengos de Monsaraz, numa prova em que impôs “ritmo forte” até final, “apesar da margem confortável, para evitar desconcentrações”. Com promessas de “continuar para tentar conquistar o título”, o piloto leiriense bateu Hélder Oliveira (Nissan Navara V8) que, “mesmo dando o melhor, sabia que só se algo de anormal acontecesse com o Ricardo poderia vencer”. A completar o pódio, Pedro Ferreira (VW Amarok) saiu com “objetivo cumprido” ascendendo ao 2.º posto do Nacional. Rui Sousa (Isuzu) venceu a categoria T2 (9.º da geral) e Pedro Dias da Silva ganhou o Desafio Total Mazda (6.º da geral). Animação ainda maior entre os SSV, com os 5 primeiros separados por menos de um minuto depois de várias mudanças na liderança, cabendo o triunfo a João Lopes (Polaris RZR Turbo), na frente de Ricardo Carvalho (Yamaha YZF 1000R) e João Monteiro (Can-Am Maverick), vencedores das respetivas competições monomarca. Entre as motos, triunfo mais claro para Sebastian Bühler (Yamha) que subiu ao 2.º lugar do campeonato depois de bater o campeão em título e líder do Nacional, António Maio (Yamaha), por 1.45 m, com Mário Patrão (KTM) a encerrar o pódio. Nos Quads, vitória sem contestação para Arnaldo Martins (Suzuki), a quarta da época, com larga vantagem sobre Rodrigo Pagaime (Yamaha).
Noticiário
12:57 - 30-05-2017
Manuel Sérgio
A Estrutura ou o Rui Vitória? (artigo de Manuel Sérgio, 195)
Nos meus papéis, topam-se registos que neles fui vertendo, semana a semana, sobre o comportamento das nossas equipas de futebol que disputam a primeira divisão do Nacional de Futebol e, sem um assomo que seja de facciosismo, escrevo, agora, em linguagem chã e singela, que a “dobradinha” (o Campeonato e a Taça) na época de 1916/1917, foi o Benfica quem a conquistou porque a mereceu. Os últimos quatro campeonatos ficaram recheados de muita e compreensível alegria benfiquista. E a que se deve o “fenómeno”: à competência do Rui Vitória, ou à sábia liderança da estrutura? E o que é a estrutura?... Comecemos já pela estrutura: é o presidente da Direção (que decide, por fim, para além de tudo e de todos e ponderadas as razões que lhe chegam, prenhes de ponderações cientes) acompanhado pelos restantes membros da Direção e assessorado por autênticos “trabalhadores do conhecimento”, com especial relevo o treinador principal – como o exige a Sociedade do Conhecimento, que é a nossa. Em poucas palavras: estrutura é a Direção, alicerçada na sua comprovada experiência e na competência do treinador principal e de especialistas em determinadas áreas do conhecimento. De facto, a fonte de sucesso e de progresso, numa instituição, onde se promove e pratica a alta competição desportiva, é uma liderança (serena, firme) de grande lucidez e o trabalho, em interdisciplinaridade, de especialistas em várias disciplinas. Hoje (estamos em 2017) a maior riqueza de uma instituição, ou de um país, é o conhecimento, dentro de um rigoroso equilíbrio financeiro e em prol de objetivos predefinidos e contratualizados! Eu posso dizer mais: a organização de um clube, onde a alta competição se pratica, ou reconhece que o conhecimento é o elemento principal, que subjaz à inovação e à competitividade; ou é. ele também, um espaço de criação, difusão e exploração do conhecimento – ou não tem Futuro! Costumo dizer que “quem só teoriza não sabe e quem só pratica repete”. Não podem, nem devem, os licenciados, mestres, ou doutores em Desporto olhar, com insolente sobranceria, os “práticos”, os que trabalham de todo arredios da leitura de textos de bom nível científico e filosófico. Por esta razão muito simples: só se sabe o que se vive e um conhecimento unicamente livresco esquece, por vezes, a necessária aplicação prática da teoria. Prática e teoria são elementos indispensáveis do mesmo todo. As capacidades e competências deverão apresentar-se associadas ao conhecimento. Que o Benfica sabe o que venho de escrever – não tenho dúvidas! Por outro lado, entre as múltiplas deficiências que em mim reconheço, avulta uma: nunca pratiquei futebol federado. Se bem que tenha estudado (e estudo) filosofia e epistemologia do Desporto e da Motricidade Humana, tenho a sensação que “sofro” de demasiada teoria e sei pouco, portanto. Dou agora (e respeitosamente) a palavra a Eduardo Lourenço: “Desde o século XVIII que os intelectuais reclamaram, como seu dever e direito, o lugar da clarividência. Como se chamavam Voltaire, Diderot, Lessing ou Rousseau, a pretensão não era descabida (…). Esta extraordinária linhagem de contestatários da sociedade, ou de um poder particularmente perverso, criou no Ocidente (e apenas no Ocidente) uma cultura de clarividência de que certos intelectuais, ou países, são os naturais sacerdotes e guardiões do Templo”. Mas refere Eduardo Lourenço: “Foi sempre uma ilusão este monopólio da boa consciência” (Crónicas Quase Marcianas, Gradiva, 2016, p. 19). Uma ilusão em que não quero adormecer (e sonhar) e, daí, a necessidade que eu sinto de dialogar e de acamaradar com alguns treinadores e jogadores que, porque muito vivem, muito sabem… Mas, os adeptos do Benfica a quem devem eles os mais sentidos agradecimentos, à estrutura, ou ao Rui Vitória? É evidente que a ambos, à estrutura e ao Rui Vitória, por esta ordem – à estrutura que soube escolher o Rui Vitória e este porque soube liderar, com mesatria, os jogadores que a estrutura lhe permitiu. No entanto, se nos servirmos da palavra paradigma, não para indicar uma teoria dominante, mas um programa de pesquisa, depressa poderemos concluir que não há jogos, há pessoas que jogam e que, na análise do “tetra”, a pergunta a fazer deverá ser esta: a estrutura, o Rui Vitória ou os jogadores? É que são os jogadores que ensinam aos seus adeptos e até ao público em geral o que é a transcendência – que é tornar visível o invisível por que lutamos, competindo com os outros e connosco mesmos. Nélson Évora, um atleta de energia serena e ação persistente, confessou a um jornalista da revista Visão (2016/7/26): “É nos momentos de dúvida e de desânimo que precisamos de acreditar ainda mais. O importante na recuperação é a crença. Se acreditarmos num objetivo, conseguimos ultrapassar qualquer barreira. Agora, claro, é uma luta interna, foi sempre um desafio essencialmente comigo próprio, muito baseado e centrado no facto de amar aquilo que faço. Só isso te dá justificação para continuares a suportar operação após operação. Tens que te agarrar a essa vontade de não desistir, de quereres voltar a fazer aquilo que mais amas fazer”. O campeão leva dentro de si o gérmen do futuro – porque se transcende! Bem vistas as coisas, fazer desporto não é praticar, unicamente, uma Atividade Física, é uma forma de vida. São tantas as lições que os campeões desportivos nos podem dar, que este artigo deveria assim titular-se: Os jogadores, o Rui Vitória, ou a estrutura? Conta-se que Mallarmé visitou Edgar Degas, minguado de cultura literária mas um pintor de imaginação audaz (foi um dos fundadores do impressionismo). Com o poeta no seu atelier, Degas não resistiu a dizer-lhe: “Oh meu caro Mallarmé, tenho ideias fantásticas para poemas. Se tivesse o seu talento…”. Respondeu-lhe o poeta: “Amigo Edgar Degas, a poesia não se escreve com ideias, mas com palavras”. O desporto também não se faz com ideias, mas com ações, com movimentos intencionais. Conheci e fiz amizade com o Matateu que, se hoje ainda fosse profissional de futebol, seria, sem favor, um dos melhores futebolistas do mundo. Perguntei-lhe, um dia: “Quantos livros já leu você na vida?”. Numa voz de bronze, pausada, respondeu-me: “Não preciso de livros para fazer o que faço”. De facto, o inigualável Matateu era um génio, todo ele era muitíssimo mais emoção do que razão. Só com inteligência jamais seria o que foi. António Damásio, no seu O Sentimento De Si, escreve: “Independentemente do mecanismo, através do qual as emoções são induzidas, o corpo é o palco principal das emoções, quer diretamente, quer através da sua representação nas estruturas somatossensoriais do cérebro” (p. 330). Recordo uma entrevista de Lionel Messi, à Marca, se não estou em erro: “Eu jogo, hoje, como jogava quando era criança. Não penso muito, as jogadas saem-me naturalmente”. Por isso, nenhum treinador conhece os mecanismos que proporcionam uma jogada genial. O génio não se explica – é! Ele não merece o culto que os adeptos lhe tributam por saber explicar o que faz. Os adeptos também são mais paixão do que inteligência. Ele merece o culto que os adeptos lhe tributam porque faz como ninguém o que não sabe explicar. Se o génio soubesse explicar o que faz não era génio!... Mas eu só queria dizer que, no “tetra”, está a estrutura, o Rui Vitória e os jogadores. E que, de todos, não sei qual foi o mais decisivo. Embora no tapete verde da relva, durante os jogos, os jogadores sejam sempre os mais decisivos… Manuel Sérgio é professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto
Ética no Desporto
12:53 - 30-05-2017
Último jogo do campeonato desta época, entre Sporting e Benfica
Esgotados bilhetes para o Sporting – Benfica
Através das suas redes sociais, o Sporting anunciou que os bilhetes para o jogo frente ao Benfica esgotaram em apenas duas e horas e meia, partida referente à última jornada do Grupo A do campeonato de andebol. O jogo pode dar o título de campeão ao Sporting (59 pontos), que tem mais um ponto que o FC Porto (58 pontos), que vai defrontar o Águas Santas. O encontro está agendado para a próxima quinta-feira, dia 31 de maio, às 19.30 horas, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Andebol
12:47 - 30-05-2017
Thorgan Hazard
Thorgan Hazard entre os convocados
O irmão de Eden Hazard, Thorgan (Moenchengladbach) está entre os convocados da seleção belga para os jogos frente à República Checa (5 de junho) e Estónia (9 de junho). De salientar igualmente o regresso de Vincent Kompany (Manchester City), após um ano e meio de ausência.
Bélgica
12:42 - 30-05-2017
Aguero não está no mercado
Presidente do Manchester City, Khaldoon Al Mubarak, dissipou todas as dúvidas em torno do futuro de Sergio Aguero ao confirmar que o avançado argentino irá permanecer. «O futuro de Aguero nunca esteve em dúvida. Li muitas especulações sobre o seu futuro e é ridículo. É um dos melhores jogadores do mundo», afirmou Al Mubarak, em declarações à Imprensa inglesa. O avançado, de 28 anos, assinou 33 golos esta época.
Manchester City
12:34 - 30-05-2017
D.R Twitter
Ernesto Valverde apresentado na próxima quinta-feira
De acordo com a imprensa Catalã, Ernesto Valverde vai ser apresentado na próxima quinta-feira como o novo treinador do Barcelona. O clube blaugrana já confirmou a chegada do espanhol de 53 anos, que vai assinar contrato por duas temporadas, com mais uma de opção. Ernesto Valverde tem apresentação oficial agendada para a próxima quinta-feira, dia 1 de junho.
Barcelona
12:32 - 30-05-2017
Zidane
«Ronaldo sabe centrar-se no seu trabalho» - Zidane
A quatro dias da final da Liga dos Campeões, o treinador do Real Madrid foi confrontado com as notícias extradesportivas em torno de Cristiano Ronaldo, nomeadamente no que diz respeito a alegados problemas com o fisco em Espanha. O internacional português está a ser acusado de ter ‘escondido’ vários milhões de euros, provenientes de direitos de imagem, entre 2011 e 2014, supostamente recebendo esse dinheiro através de uma empresa «offshore» das Ilhas Virgens. Questionado se estas notícias poderiam afetar o rendimento desportivo de CR7, Zidane salientou: «Não faz sentido. Certamente que ele não gosta, assim como eu também não gosto que falem dos meus jogadores. Mas é muito profissional e sabe centrar-se no seu trabalho, nesta final da Champions. Não tenho dúvidas que o vai fazer.»
...
12:21 - 30-05-2017

destaques