DOMINGO, 26-05-2013, ANO 14, N.º 4866
Notícias
Nacional
Internacional
Mais Desporto
Motores
Seleção
Imprensa
Fórum
Últimas
Por Tema
PESQUISA
LOGIN
REGISTO
abola.pt - Últimas Desporto
Actualizações a cada
5
minutos.
abola.pt - Últimas Outros Mundos
Coleira eletrónica para vigiar Hooligans
Por
Martins Morim
A-
A
A+
O ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich, admite, ainda que com sérias reservas, que os
hooligans
possam vir a ser controlados através de coleira eletrónica na perna como forma de identificar e vigiar quem gera violência nos estádios de futebol.
«Temos de considerar que o recurso a um tal grilhão é já uma medida muito radical no campo da prevenção. É uma proposta que está em cima da mesa e que pode sempre ser aplicada, desde que na proporção adequada, isto é, em casos extremos», disse, ontem, o governante em declarações ao canal alemão de notícias
n-tv
, citado pelo
Frankfurter Rundschau
.
O ministro lembrou, porém, que o recurso à coleira eletrónica requer alteração legislativa, «designadamente nas leis das atribuições da polícia, porque na prática vai ampliar a paleta de medidas que pode aplicar». Seja como for, admitiu Friedrich, «é uma possibilidade a ser considerada».
A ideia de recurso à coleira eletrónica para «hooligans notórios» tinha sido avançada na semana passada pelo Procurador-Geral da República, Harald Range, numa entrevista à imprensa, alegando ele que uma tal ferramenta permitiria à polícia melhorar o controlo de adeptos violentos.
Hoje, a polícia só pode banir esses adeptos dos estádios, mas não pode garantir que essa ordem seja respeitada escrupulosamente. Com uma tal coleira, admitiu o magistrado, os adeptos violento teriam mesmo de ficar em casa.
A segurança nos estádios de futebol é um dos principais assuntos da agenda da Conferência de ministros do Interior dos
Länder
(estados federados), que termina hoje, em Göhren-Lebbin.
Os tumultos ocorridos durante a época finda nos estádios alemães trouxeram a questão da segurança para o debate público. Os piores ocorreram no jogo Fortuna Dusseldorf-Hertha, que decidia a subida do primeiro à I Bundesliga, ou a descida do segundo, o que aconteceu.
Segundo anunciou o ministro à agência SID, tendo em vista o Europeu de futebol, a Alemanha vai enviar trinta agentes para a Polónia e a Ucrânia, para servirem de «elementos de contacto» das autoridades policiais desses países, mas também «parceiros de cena junto dos adeptos alemães». Mas nenhum destes agentes usará armas nem tem qualquer tipo de poderes. «Esses são apenas dos polícias polacos e ucranianos», salientou Hans-Pater Friedrich.
00:44 -
01-06-2012
IMAGENS RELACIONADAS
PARTILHAR
COMENTÁRIOS
ESCREVER COMENTÁRIO
VER TODOS OS
1
COMENTÁRIOS
H_Marinho
01-06-2012 -
07:33
Escrevem coleira e depois mostram uma pulseira, é que coleira era mais giro, mas melhor, melhor era um açaime electrónico, e que desse choques.
ALEMANHA
Klopp esteve próximo de assinar pelo Bayern
O treinador do Dortmund, Jurgen Klopp, revelou em entrevista ao jornal britânico
The Guardian
que esteve próximo de assinar pelo Bayern em 2008, embora os bávaros tenham preferido contratar de Jurgen Klinsmann.
11:22 -
21-05-2013
Ver todas as notícias
DESTAQUES
Rui Patrício e os elogios de Pinto da Costa: «É positivo falarem bem de nós»
«Vou continuar a apoiar o FC Porto, esteja onde estiver» - João Moutinho
Real Madrid conta com Pepe no pós-Mourinho
Strauss-Kahn desfila na passadeira vermelha em Cannes
ÚLTIMAS - DESPORTO
02:30
Benfica
–
Torneio recusado em julho nos EUA
01:51
Espanha
–
Atl. Madrid quer Damião para render Falcao
01:45
Sporting
–
«Fruta não é connosco, mas não somos bananas» - Bruno de Carvalho
01:16
Estados Unidos
–
Atletas terminaram maratona de Boston e homenagearam vítimas
00:44
Brasil
–
Neymar já terá escolhido o Barcelona como seu novo clube
00:28
Brasil
–
Corinthians confirma Ibson
ÚLTIMAS - OUTROS MUNDOS
01:16
Estados Unidos
–
Atletas terminaram maratona de Boston e homenagearam vítimas
00:42
Alemanha
–
Homem com medo de alturas bate recorde do mundo a 185 metros do chão
00:21
Holanda
–
Modelos desfilam em Amesterdão em passarelle... flutuante (com fotos)
23:50
Gente
–
Strauss-Kahn desfila na passadeira vermelha em Cannes
23:26
Reino Unido
–
Detidos mais três suspeitos de ataque a soldado em Londres
23:00
Barcelos
–
Prisão preventiva para suspeito de assaltar casas
ÚLTIMAS - NOVIDADES AUTO
20:00
Novidades Auto
–
AUTO FOCO já nas bancas!
19:00
Novidades Auto
–
Ford celebra 21 anos de parceria na Liga dos Campeões
18:00
Novidades Auto
–
VW Golf liderou vendas na Europa em abril
17:00
Novidades Auto
–
Porsche anuncia consumo de 4,4l/100 km para Panamera S E-Hybrid
16:00
Novidades Auto
–
Mitsubishi divulga primeiras imagens do Attrage
15:00
Novidades Auto
–
McLaren anuncia edições limitadas do 12C e 12C Spider
Publicidade
Sugestões
Totolotarias
Programação TV
Bota de ouro ESM
RSS
MOBILE
Definir como Home Page
© A BOLA
Sociedade Vicra Desportiva