Duplo ouro de Henrique Correia e 4 medalhas de Portugal nos Europeus de Pool

Bilhar 26-08-2017 16:04
Por António Barroso
Portugal encerrou este sábado a sua participação nos Campeonatos da Europa de Pool de Seniores (mais de 40 anos), Sub23, Femininos e Por Equipas, que se iniciaram a 31 de julho e terminam neste dia 26 do corrente mês em Leende (Holanda) com o jovem Samuel Santos, de 19 anos, natural de Oliveira de Azeméis e já medalha de prata na disciplina de Bola 8 a concluir a prova de Bola 9 no quinto lugar entre os sub23, numa competição em que o nosso País conseguiu quatro medalhas, duas das quais de ouro por intermédio de Henrique Correia.

Após ter sido vencido pelo alemão Joshua Filler na final da Bola 8 (8-2), Samuel Santos, jogador do Clube de Bilhar de São João da Madeira – mas que representará o Sporting a próxima época – começou por derrotar o croata Roberto Bartol por 9-5 e apurar-se para os quartos de final, em que uma vitória lhe valeria segunda medalha na prova: não há quarto lugar, a presença nas meias-finais equivale à garantia de bronze, pelo menos.

O sorteio não favoreceu o português, e colocou-o no caminho novamente do alemão Joshua Filler, perante o qual baqueou (5-9) e encerrou a participação portuguesa na prova.

«Está muito acima dos outros, o Joshua. De qualquer forma estou muito feliz, uma medalha de prata e quase outra é cenário que nem sonhava, e quatro medalhas para Portugal é muito bom», disse Samuel Santos a A BOLA, desde Leende, onde, com Américo Francisco e Tomás Ribeiro, constituíram a Seleção sub23.

António Neves, Henrique Correia e Manuel Pereira a de seniores (mais de 40 anos) e Lídia Moreira e Alexandra Cunha a representação feminina, num total de oito atletas que representaram Portugal.

Destaque maior para Henrique Correia, atleta de Viana do Castelo, de 50 anos, que representa o FC Porto, medalha de ouro na disciplina de Bola 8 e de Bola 9. «Correu bem, fico muito feliz. São dedicados à minha companheira, Emilia Kuterasinska [polaca] e à minha família: aos meus pais, Manuel Correia e Fátima Carvalho, mas também à minha irmã Manuela, ao meu sobrinho Ricardo e à minha filha, Ana», disse Kiko a A BOLA, que ofereceu uma das taças de campeão da Europa ao autarca local, José Maria Costa.

A outra medalha lusa foi obtida por Alexandra Cunha e Lídia Moreira na prova por equipas feminina, em que arrebataram o bronze.

Quatro medalhas para Portugal no balanço final da prova desde 31 de julho, não estranhando por isso o «balanço positivo» que a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) já deu conta no seu site. Não deve haver muitas modalidades e/ou variantes das mesmas em que o nosso País arrecade tantas como de taco na mão, neste caso Pool e suas disciplinas.
Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais