Novo primeiro-ministro apresenta-se como `animador do processo político´ do país

GUINÉ-BISSAU 16-04-18 8:40
Por Lusa

O novo primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, hoje empossado no cargo pelo chefe do Estado, apresenta-se como ´um animador do processo político´, que deverá conduzir a realização de eleições legislativas a 18 de novembro.

Após a tomada de posse, na presença do Presidente do país, José Mário Vaz, o novo líder do Governo guineense, 63 anos, agradeceu a confiança depositada pela classe política e sociedade civil.

«Serei um animador do processo que deverá conduzir para uma espécie de campeonato entre as forças políticas nacionais», disse Aristides Gomes, em declarações aos jornalistas, referindo-se às eleições legislativas.

Prometeu aplicar-se ´no limite das suas capacidades intelectuais, morais e físicas´, para, frisou, cumprir com a missão que lhe foi confiada e trabalhar para que as eleições decorram na data hoje anunciada pelo Presidente do país.

Através de um decreto presidencial José Mário Vaz fixou o dia 18 de novembro para realização de eleições legislativas.

O novo primeiro-ministro, o sétimo em três anos desde que José Mário Vaz é Presidente do país, defendeu que o Governo que irá liderar será formado na base da Constituição e dos acordos internacionais firmados entre as forças políticas.